A Prefeitura, pelas secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, da Educação e da de Obras e Infraestrutura, promoverá a ação conjunta “Hora Verde”, para comemorar o Dia da Árvore, na sexta-feira, 21.
A ideia é inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva a população mundial a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, para alertar sobre as questões ambientais globais.
Desta forma, a Hora Verde realizará o plantio de mudas de árvores em vários pontos da cidade, simultaneamente às 10h.
A supervisora do Setor de Educação Ambiental e coordenadora da ação, Karina Camargo de Sousa, informou que cada plantio terá uma finalidade diferente, com o intuito de abranger todos os benefícios que a árvore é capaz de promover para a população.
De acordo com Karina, os objetivos serão a proteção das águas, a cobertura vegetal, a manutenção de patrimônio cultural, o paisagismo, a melhoria de espaço público e o abrigo da biodiversidade.
“Definimos locais diferentes para realizar os plantios: áreas urbanas, matas ciliares, áreas rurais e outras áreas”, afirmou.
“O ato do plantio permitirá uma reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano”, completou Karina.
O plantio oficial de abertura da Hora Verde acontecerá na avenida Cônego João Clímaco, a avenida das Mangueiras, visando à manutenção do patrimônio cultural do município.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo, secretários municipais e representantes da Câmara Municipal realizarão o plantio de várias mudas de manga no local.
O Departamento de Agricultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fará o plantio de mudas para fins de restauração de uma nascente.
Para melhorar a cobertura vegetal urbana, crianças de dez escolas municipais, da Secretaria de Educação – entre creches, Emeis e Emefs -, devem fazer o plantio de algumas mudas de árvores.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura, pelo setor de poda e corte, realizará revitalização da praça Ayrton Senna, na vila Doutor Laurindo, melhorando o paisagismo do local.
Já no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, serão plantadas 18 mudas de árvores, em parceria com os integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), que realiza atividades no espaço.
Esses membros terão o auxílio de alunos da Escola Ambiental, localizada no próprio parque, para criar uma interação entre as crianças e os idosos. O plantio de diversas espécies irá ocorrer no entorno do lago, para impulsionar a biodiversidade do local.