O Dia da Independência do Brasil, comemorado na sexta-feira, 7, foi marcado por ato cívico em frente ao Monumento dos Pracinhas, na praça Paulo Setúbal, a Praça do Barão.
A comemoração organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, reuniu autoridades civis, militares, grupos de escoteiros, alunos e professores municipais e estaduais, representantes maçônicos e paramaçônicos, além de clubes de serviços.
Durante o ato cívico, foi realizado o hasteamento das bandeiras e executado os hinos nacional, estadual e municipal, pela cantora Ivanilda Maria Gama e a banda da Guarda Civil Municipal, regida pelo maestro Sérgio Lagartixa de Oliveira.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo foi a responsável pelo hasteamento da bandeira nacional, enquanto membros dos grupos de escoteiros Tupancy e Goyotin levantaram bandeira do estado de São Paulo.
A bandeira de Tatuí foi içada por uma aluna da rede municipal de educação e um representante da entidade paramaçônica Assembleia Raio de Luz. Nos pronunciamentos, o comandante da GCM, Fábio Luciano Leme, valorizou a importância dos atos de cidadania respeitando as diferenças culturais de cada um.
Ainda relembrou o incêndio ocorrido no dia 2, domingo, no Museu Nacional do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, local onde foi assinado o decreto da Independência do Brasil, em setembro de 1822.
A prefeita Maria José acentuou a importância da presença dos jovens e de alunos da rede municipal de educação no ato cívico, o qual, segundo ela, “visa projetar o sentimento de amor à pátria”.
Estudantes do quinto ano da Emef “João Florêncio”, coordenados pela professora Gisele Vaz, recitaram o poema “Ao Dia Sete de Setembro”, de Castro Alves.
Já alunos do primeiro ano da Emef “Eugênio Santos”, sob o gerenciamento das professoras Cristina Maciel e Fabiane Miranda, dançaram ao som de “Aquarela do Brasil”.