O Rally dos Sertões 2018, concluído há17 dias, está novamente nos planos da Território Motorsport, para a edição do próximo ano. Com base em Tatuí, a equipe participou da maior prova off-road do país, com três duplas de UTVs (utility task vehicle, ou veículo utilitário multitarefas).
Os seis pilotos que representaram a equipe tatuiana foram Edu Piano e Solon Mendes; Rodrigo Luppi e Fausto Dallape; e Augusto Montani e Gabriel Dall Agnol.
“Já iniciamos o projeto para 2019 com patrocinadores e planos para aumentar a infraestrutura da equipe. A ideia é investir pesado na evolução dos UTVs para brigarmos pela ponta”, disse Luppi.
O piloto vinha se preparando desde o início da temporada para voltar ao Rally dos Sertões, após 14 anos. Ao lado de Dallape, formou, pela primeira vez, uma experiente dupla, mas estreante nos UTVs.
Durante as etapas da competição, eles conquistaram um sexto e um novo lugar, mas, devido a um problema mecânico, foram penalizados e terminaram o rali em 20º na categoria “Pró Turbo”.
“Ficou o aprendizado e a certeza de que estamos no caminho certo, pois foi uma evolução constante a cada etapa e nos trouxe novos horizontes”, comentou Luppi.
A dupla Montani e Agnol quase conseguiu ficar entre as dez melhores colocadas na modalidade UTV. Apesar de serem estreantes no grid, eles completaram a participação em sétimo lugar na “Pró Turbo” e 11º na classificação geral.
De acordo com Montani, a participação superou a expectativa e projeta a presença no próximo Sertões, que “é tudo que dizem, uma prova desafiadora e muito boa”.
“A intenção era ficar entre os 15 ou 20 mais rápidos e o resultado superou nossas expectativas nessa estreia. Tivemos alguns problemas, mas acredito que boa parte está atribuída à falta de experiência”, declarou.
“Ano que vem será outra história, e vamos nos preparar para o Sertões 2019”, afirmou Montani.
Com a quarta colocação geral e campeão na categoria “Over 45” – o oitavo título da carreira na competição -, Piano completou a 23ª participação consecutiva na prova, fazendo um balanço positivo.
“Achei uma das edições mais difíceis, e o tipo de prova que, particularmente, adoro pilotar, com muita pedra, quebradeira, erosão, trechos de trial e serrinhas”, observou o piloto.
“Nossa estratégia era andar forte desde o primeiro dia, mas tivemos alguns problemas que nos tiraram um tempo precioso. Foi um rali bom, e aprendemos”, ressaltou.
Piano afirmou que os três UTVs, do modelo Can-Am Maverick X30, já foram desmontados e que todas as informações colhidas durante a prova estão sendo ajustadas nos equipamentos.
De acordo ele, neste momento, a equipe irá acertar a melhoria de determinados pontos dos veículos com o pensamento na próxima disputa. A Território Motorsport estará presente no “Brasileiro de Rally Baja” para fazer “ajustes finos”.
Nesta edição, a equipe participou da prova com 20 integrantes, um caminhão oficina, três caminhões de apoio e suporte rápido, além de peças, acessórios e equipamentos para montar mais três novos UTVs e atender às três duplas.
A tradicional competição, que faz parte do calendário nacional de Rally Cross Country, ocorreu entre os dias 18 a 25 de agosto. Os pilotos iniciaram a disputa em Goiás, passaram pelos estados de Bahia, Piauí e Ceará, para percorrem os 3.607 quilômetros previstos.
A Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões, chefiada por Piano. Durante 12 temporadas, até 2014, a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões e conquistou oito títulos.
Entre 2011 e 2014, a equipe oficial da Troller Racing também foi representada pela Território Motorsport, sagrando-se bicampeã da prova na “Production T2”. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs.