Na quinta-feira, 22, a Guarda Civil Municipal realizou a primeira operação “Base Zero”, pela qual agentes fiscalizaram veículos, abordaram suspeitos e efetuaram três prisões em flagrante.
De acordo com o comandante da GCM, Fábio Luciano Leme, o departamento definiu a área de cobertura da ação a partir de mapeamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, levando em consideração os boletins de ocorrências registrados pela Polícia Civil.
“Nós fizemos um levantamento das estatísticas dos últimos meses e nos dividimos em equipes, direcionando os agentes para os bairros com maior índice de criminalidade”, declarou Leme.
Mais de 40 guardas civis atuaram na Fundação Manoel Guedes, vila Angélica e área central. Durante o procedimento de investigação, foram abordadas 95 pessoas e fiscalizados 57 veículos, sendo 28 motos e 29 carros.
“Tivemos um resultado muito positivo. Até recebemos elogios de alguns motoristas que foram fiscalizados”, avaliou o comandante. Leme ressalta que o resultado está dentro do esperado pela Guarda Municipal e que, em breve, pretende realizar novas operações preventivas mapeadas.
“Ainda não temos uma data definida, mas pretendemos dar continuidade na mobilização dos agentes para inibir os possíveis infratores e reduzir os índices de criminalidade”, garantiu.
A ação preventiva ainda resultou em três prisões com um flagrante de tráfico de drogas na Fundação Manoel Guedes. Douglas William Domingues de Camargo, 26, Mário Sérgio Garcez Filho, 28, e Alexandre Santos de Oliveira, 18, foram presos com 265 porções de maconha, R$ 200 em notas e dois celulares.
Segundo a GCM, uma equipe fazia patrulhamento pelo bairro quando viu um rapaz sair de um matagal e ir ao encontro dos outros suspeitos. Os agentes decidiram abordar o grupo e, com a aproximação da viatura, flagraram os rapazes “repartindo” as porções entre eles.
Um deles teria tentado fugir em uma moto, mas acabou sendo capturado. A moto usada na fuga e os três acusados foram encaminhados à Delegacia Central, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Crédito
Divulgação GCM
Legenda
Mais de 200 porções de maconha foram apreendidas durante a ação preventiva