O Banco de Alimentos de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, auxilia 2.981 famílias tatuianas com, aproximadamente, uma tonelada de alimentos, que, diariamente, é recebida por meio de doação de supermercados e agricultores do município.
Dessas 2.981 famílias, 314 são assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social, sendo 87 do Cras Central, 124 do Cras Leste, 42 do Cras Norte e 61 do Cras Sul.
Outras 20 famílias são encaminhadas, semanalmente, em caráter emergencial pelos Cras. As demais, 2.647, são famílias assistidas por 16 entidades: Adra, Apae, ASA, Asilo São Vicente, Casa de Acolhimento, Casa de Apoio aos Irmãos de Rua, Casa do Bom Menino, Conservatório, Grupo de Estímulo à Vida, Prefeitura de Cesário Lange, projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, Recanto Betel, Recanto do Bom Velhinho, Santa Casa, Vicentinos da Paróquia São Lázaro e Vicentinos da Comunidade São Roque.
De acordo com a coordenadora do Banco de Alimentos, Débora Camargo, há atendimento, também, para algumas unidades básicas de saúde (UBSs), que, mediante ofício, solicitam parcerias em palestras para gestantes e sobre educação alimentar, e para o Fundo Social de Solidariedade (Fusstat).
À entidade social, o Banco de Alimentos cede frutas para a confecção de doces nos cursos, ou alimentos para auxiliar em almoços às voluntárias que trabalham na seleção das roupas da Campanha do Agasalho.
As frutas, os legumes e as verduras que o Banco de Alimentos recebe são selecionados e colocados em cestas para a doação às famílias.
Segundo a coordenadora Débora, as famílias cadastradas também recebem arroz, feijão, fubá e leite, além de doce de banana, doce de goiaba, compota de pera e molho de tomate natural, produzidos no próprio Banco de Alimentos com as doações.
“Tudo é feito com muito amor e carinho pelos 20 funcionários e três estagiários. Doamos também, conforme recebemos, fraldas infantis e geriátricas, iogurtes e bolachas. Mas, além do mantimento, levamos o amor e o respeito para as famílias”, ressaltou.