No domingo, 12, a Associação Atlética XI de Agosto, com organização da Contra Tempo Running e apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou corrida comemorativa ao aniversário de 192 anos de Tatuí e 89 anos do clube.
Segundo os organizadores, tratou-se de uma atividade para comemorar os aniversários incentivando a prática esportiva. De acordo com a assessoria, a corrida contou com a participação de 227 atletas, sendo 118 nas categorias masculinas e 109 nas femininas.
Anfitriã da disputa, a equipe Contra Tempo Running foi responsável pelo maior número de corredores: 63 no total.
Tatuí ainda foi representada pelas equipes: Box Tatuí Cross, Ceu Running, Equipe “Pé Vermeio”, Elite Runner, Evolution Running, Guarda Municipal, Rota 127 Running, Run 4 Save e Sigma Runners.
Além dos corredores tatuianos, a corrida somou atletas de Boituva, Buri, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Itapetininga, Pereiras, São Paulo, Sorocaba e Tietê.
A organização do evento entregou os últimos kits aos corredores, das 6h45 às 7h30, pouco antes do início da corrida. A largada ocorreu às 8h e teve um percurso de cinco quilômetros.
Todos os participantes que concluíram a prova receberam medalhas. Ainda houve premiação aos melhores classificados no geral e em cada categoria.
Na classificação geral masculina, o campeão foi Felipe Augusto Ribeiro da Silva, da Sigma Runners, que concluiu o percurso em 15 minutos e 50 segundos.
Na segunda posição, ficou Djavan Vieira, da Ceu Running. Na terceira e quarta colocação, dois atletas da Contra Tempo: Maikon Antônio Martins Pereira e José Eduardo da Costa, respectivamente. E Anderson Nascimento Lopes, da Equipe Pé Vermeio, ficou com o quinto lugar.
Já classificação geral feminina, Equipe Pé Vermeio, que pertence à Secretaria Municipal de Esporte, dominou a modalidade. O grupo conquistou as três primeiras posições.
A campeã foi Luciana Aparecida da Silva, com o tempo de 19 minutos e 44 segundos. Ela havia conquistado a Tem Running, em Sorocaba, no primeiro fim de semana de agosto.
Leise Denise da Silva ficou com a segunda colocação e Luciana Ramos Marques, com a terceira. Maria José da Silva, da Ceu Running, e Flaviana Muniz da Silva, da Sigma Runners, completaram o pódio.
Nas disputas masculinas por categoria, até 24 anos, o vencedor foi Maikon José de Oliveira, de Campina do Monte Alegre, seguido de Alan Henrique Benedito, da Botecchia Trainer, e Eduardo da Silva Rodrigues, da equipe Pé Vermeio.
De 25 até 34 anos, o ganhador foi Almir Nunes Andrade, que não pertencia a nenhuma das equipes. Na sequência, colocaram-se Rafael Bazzo, da Sigma Runners, em segundo, e Cristiano Eduardo Tristão, da Botecchia Trainer, em terceiro.
Na categoria entre 35 e 44 anos, posicionaram-se Francisco Valdemir Pereira, em primeiro lugar, Alexandre Pereira, em segundo, e Claudinei de Moura, em terceiro. Eles pertencem às equipes Pé Vermeio, Evolution Running e Elite Runner, respectivamente.
De 45 a 55 anos, Campina do Monte Alegre venceu a categoria com Renê Donizeti Mucunhato. José de Jesus Santos, do Cornetas Running, e José Ricardo Pedroso de Melo, da Elite Runner, completaram o pódio.
Na última categoria masculina, a partir de 56 anos, Jonas Romão de Almeida foi o ganhador. A segunda colocação foi de Fernando Elias Franco João, do XV de Novembro de Itapetininga. Jarbas Hessel Coelho ficou em terceiro.
Na categoria feminina até 24 anos, duas atletas da Contra Tempo foram premiadas: a vencedora, Gabriela Ferreira da Silva, e a segunda colocada, Mariáh Roberta Camargo Elias. Na terceira posição, Hanna Beatriz Martins de Paiva, da Elite Runner, completou o pódio.
Tamires Cristina da Silva, da Botecchia Trainer, seguida de Priscila Martins Rocha, da Contra Tempo, e Natália Fernanda da Silva Rolim, Pé Vermeio, foram as melhores da categoria feminina de 25 até 34 anos.
As três primeiras colocadas da categoria de 35 a 44 anos foram: Patrícia Coelho Lobo, da Contra Tempo, Maria Elite Toledo de Jesus, da Academia Inovação Fitness, e Anne Marie Kawara, da Assessoria Terapia Saúde.
Na categoria das atletas com idade entre 45 a 55 anos, Maria Rosa dos Santos Módena, da Contra Tempo, foi a ganhadora. O segundo lugar foi de Sônia Mara Domingos Marciano, da Run 4 Save, e o terceiro, de Maria Elisa dos Santos Cunha, da Contra Tempo.
Na categoria feminina a partir de 56 anos, Gertrudes de Jesus da Silva, de Cesário Lange, foi a vencedora. Ana Cheque, do Clube de Campo, foi a segunda colocada, e Maria do Carmo Paula, da Ceu Running, completou o pódio.
O evento ainda contou com a corrida kids, para crianças de 5 a 11 anos, distribuídas em categorias de dois em dois anos. Todos os corredores mirins receberam medalhas.
O diretor municipal de esportes, Douglas Dalmatti Alves Lima, esteve presente no evento. Ele afirmou que a Prefeitura mantém parceria com o XI de Agosto nas equipes de base de voleibol feminino e basquete masculino.
Lima informa que a Prefeitura auxiliou na estrutura da prova, com o apoio dos estafes, como a Guarda Civil Municipal e o Samu. Segundo ele, a corrida de rua é um grande diferencial no turismo.
“Além de trazer a qualidade de vida aos praticantes do esporte, também atrai turistas. Hoje, tivemos atletas de Campina do Monte Alegre, Tietê, Sorocaba, São Paulo e outras cidades”, apontou o diretor.
“Estes eventos esportivos que atraem pessoas de fora, que vêm para a nossa cidade, recebem todo apoio e estrutura da Prefeitura”, declarou Lima.
Diogo Gil, responsável pela Contra Tempo Running, mostrou-se grato, afirmando que a programação aconteceu tranquilamente, sem quaisquer incidentes com os atletas.
“O sentimento é de gratidão a todos que compareceram. Grato por ter dado esta oportunidade de todos terem uma manhã gostosa de exercícios e confraternização, comemorando o aniversário do clube com grande estilo”, relatou Gil.
No último ano de mandato como presidente do XI de Agosto, José Roberto Bonini Júnior divulgou que a iniciativa do evento surgiu do diretor de esportes do clube, em conjunto com a diretoria.
Bonini afirmou que a parceria com a equipe de Gil “deu muito certo” e que espera que seja a primeira de muitas. Segundo ele, a realização da corrida de comemoração deveria seguir acontecendo nos próximos anos.
“É algo inexplicável. Eu não tenho palavras para definir… é muito bom!”, finalizou.