Pré-candidatura de Guiga Peixoto é formalizada em convenção do PSL

Empresário planeja campanha para as eleições de 2018 (foto: Diléa Silva)

O empresário José Guilherme Negrão Peixoto, o Guiga Peixoto, formalizou a pré-candidatura a deputado federal em convenção do PSL (Partido Social Liberal), no domingo, 5, em São Paulo.

O evento lançou 99 pré-candidaturas a deputados federais por São Paulo, 111 a estaduais e anunciou que não terá coligação formal com nenhum outro partido para a eleição a governador do Estado.

O partido, que tem o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como candidato à Presidência da República, não terá nome próprio ao governo e lançou o Major Olímpio como candidato ao Senado, não tendo outro nome para a segunda vaga de senador.

Guiga havia confirmado a pretensão de disputar as eleições gerais já no ano passado e, desde então, conta que vem articulando parcerias em cidades da região. Ele começou a carreira política no PSC (Partido Social Cristão), disputando o cargo de prefeito, em 2016.

“Até 2016, não tinha participado de nenhum pleito, porém, com a atual situação que vive o Brasil, o Estado e Tatuí, achei por bem me manifestar na política. Hoje, se faz necessário que as pessoas que têm disponibilidade e passado limpo participem da política”, declarou.

A escolha pela troca de legenda aconteceu para acompanhar o presidenciável. “É um partido que não fez coligação com ninguém porque presa que os candidatos sejam ‘ficha limpa’ e que não tenham nenhum envolvimento com qualquer escândalo tipo a lava-jato, petrolão, mensalão, entre outros”, sustentou.

De acordo com o pré-candidato, o grupo que o apoia deliberou por candidatura própria no município para disputar a Câmara Federal. O partido entende que a indicação em Tatuí é viável, em função de que um candidato necessitaria de cerca de 30 mil votos para ser eleito.

“O trem do desenvolvimento está passando aqui na nossa porta. O município, neste ano, tem a oportunidade única de eleger um deputado estadual e um deputado federal de Tatuí”, afirmou.

Para o empresário, a margem de votação possibilitaria que um candidato vencesse apenas com os votos locais. Guiga estará disputando a segunda eleição. Em 2016, para prefeito, recebeu 11.464 votos (19,99% dos válidos).

Para ganhar mais eleitores, o pré-candidato mencionou que o grupo está trabalhando em 12 cidades da região, buscando parcerias. “Como a quantidade de votos é uma quantidade baixa, nós mapeamos a região e escolhemos algumas cidades para que nós possamos fazer um trabalho efetivo nessa região”, contou.

“O plano é fazer uma política distrital a modelo dos países mais desenvolvidos do mundo e criar um laço de compromisso nessa região, não ser aquele deputado Copa do Mundo, que aparece de quatro em quatro anos. Nós queremos estar presentes durante todo o mandato”, garantiu.

“Um dos vértices de um deputado é a distribuição de emendas parlamentares, e a gente quer que estas verbas sejam utilizadas em nossa região. Fortalecendo assim, principalmente, a manutenção das cidades e possibilitando trazer empresas para aumentar a geração de empregos”, ressaltou.

Ele acrescentou que a região e Tatuí “necessitam urgentemente de representantes estadual e federal”. “Isso é facilmente alcançável, se houver um comprometimento da cidade com os candidatos”, argumentou.

“Nós temos que trabalhar por isso, tatuiano tem que votar em tatuiano. Temos pré-candidatos a deputados estaduais aqui. A gente não pode trabalhar juntos, mas, se entrar qualquer um deles, eu vou dar total apoio”, declarou.

Guiga afirmou que, se eleito, terá a redução da tributação como uma das frentes de trabalho, “para que o empresário consiga montar empresas e gerar empregos”. “A geração de emprego tem que ser uma prioridade para qualquer governo na triste realidade que vive o Brasil hoje”.

O político ainda ressaltou que esta é uma região privilegiada. “Nossa região é rica hidricamente, nosso solo é fértil, somos cercados de boas rodovias, quer dizer, tem tudo para dar certo. Nossa região tem tudo para ser a mais rica do Estado de São Paulo e até a mais rica do Brasil, esta é a hora de mudar”, ressaltou.

“Acredito que, na minha vida, ainda vou ver um Brasil novo. Pactuo com as ideias do Bolsonaro. Para mim, ele é o candidato mais certo e mais preparado para enfrentar o Brasil de hoje. Temos que ter reformas urgentes, uma delas é a da Previdência, só que começando pelo topo, não pela base”, concluiu.