Com o objetivo de divulgar e expandir o potencial turístico da cidade, a Prefeitura e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) promovem nesta terça-feira, 8 (Dia Nacional do Turismo), o 1° Encontro Municipal de Turismo, às 16h30, no Centro Cultural, com entrada gratuita.
O evento também pretende divulgar a região turística “Raízes do Interior Paulista”, integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.
O encontro é pensado para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.
Duas palestras técnicas serão destaques: uma sobre “destinos”, com Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, e outra sobre “mercado e oportunidades para o turismo”, com Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP (ABIH-SP).
“A intenção é começar a divulgar a cidade para o Estado e para o ‘trading’ turístico. Por isso, a presença desses dois grandes palestrantes”, explicou César Augusto de Araújo, vice-presidente do Comtur.
Para Araújo, a iniciativa também ira atuar como uma mostra dos atrativos turísticos da cidade. “Para que os munícipes interajam com esses atrativos e conheçam um pouco mais o que a cidade tem a oferecer”.
O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reforçou a importância do encontro. Segundo ele, a cidade irá se fortalecer a partir do momento em que os empresários, envolvidos no atendimento ao turista, conscientizarem-se do potencial do município.
“Vamos mostrar um pouco das conquistas de Tatuí, como MIT, para os formadores de opinião e para as pessoas interessadas em participar do turismo da cidade”, apontou Sinisgalli.
Durante o evento, acontecerão os lançamentos do Selo de Qualidade Turística Ano 2018 e da 6ª Feira do Doce de Tatuí, a ser realizada de 6 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
No encontro, serão apresentados os principais atrativos turísticos da cidade, como o doce caseiro, artesanato, turismo rural e o Conservatório.
Para Eduardo Graziano, presidente do Comtur, a principal meta do conselho é tornar a cidade estância turística. “A realização do encontro é um passo importante para atingir essa intenção”, enfatizou ele.
“Não basta só fazer o trabalho em nível de secretaria e conselho, tem que envolver os empresários e a população da cidade. Sem eles, não se consegue fazer turismo”, argumentou.
Araújo destacou que a economia da cidade precisa entender que o município tem atrativos turísticos. “O turismo, hoje, é um produto que tem que ser difundido, divulgado e capacitado”.
“A partir de agora, a nossa intenção é começar a capacitar não só os empresários, mas do motorista de taxi ao vendedor de pipoca, que as pessoas vendam Tatuí como uma cidade turística”, definiu Araújo.
Sem dúvida, a cidade tem esse potencial. O jornal O Progresso, incialmente por sua conta e risco, não apenas reconheceu essa virtude, como resolveu apostar nela.
Em 2016, sem qualquer contribuição do poder público, editou o primeiro “Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura”, apresentando todos os atrativos turísticos locais, somados a reportagens concisas sobre as principais características históricas da cidade e a agenda anual de eventos.
A iniciativa, inclusive, nasceu em uma reunião do Comtur, em que as então autoridades municipais reconheceram a inexistência de algum material de divulgação da cidade com foco específico no turismo.
Dessa necessidade, surgiu a ideia, concretizada no formato de gibi, justamente para facilitar a leitura e estimular a manutenção do guia como uma fonte de consulta ao longo de todo o ano.
A proposta vingou de tal forma que, no momento, está para apresentar outra significativa novidade: um inédito portal de turismo em Tatuí, a ser acessado pelo endereço eletrônico www.cidadeternura.com.br.
Nele, os tatuianos – e, claro, os potenciais turistas – poderão encontrar todo o conteúdo do material impresso, já adaptado, inclusive, para o formato “mobile”, próprio para tablets e celulares.
Posteriormente ao lançamento da edição 2018 do guia, em junho, o portal entrará no ar, porém, apresentando uma dinâmica diferenciada, uma vez que poderá ser constantemente atualizado quanto aos eventos culturais do município e às publicidades dos patrocinadores.
Em fase de editoração, o guia 2018 ainda recebe informações para a composição da área de produtos e serviços, que consiste na relação de todos os estabelecimentos relacionados a turismo e gastronomia.
Esse espaço é gratuito e pode ser solicitado por qualquer profissional ou empresa – mesmo pelos produtores de doces caseiros -, bastando o interessado entrar em contato com o jornal O Progresso, por e-mail (contato@oprogressodetatui.com.br) ou telefone (3251-3040).
Como pensam os integrantes do Comtur e as autoridades da área, para tornar Tatuí cada vez mais de interesse turístico, antes, é preciso acreditar! E convicção neste sentido, do progresso no turismo, é o que não nos falta.