O Museu Histórico “Paulo Setúbal” mantém aberta ao público, gratuitamente, até o próximo domingo, 6, a exposição “Entre Lâminas e Pincéis”, do médico e artista plástico José Carlos Cupperi.
A exposição é composta por desenhos, dobraduras, recortes e aplicações, “formando o equilíbrio entre as cores e as formas nos painéis e telas”, que há dois anos Cupperi vem reproduzindo para compor as obras. Os trabalhos tiveram início com papel sulfite branco e, depois, passaram para o papel espelho, coloridos.
Há 12 anos desenvolvendo a técnica da dobradura e recorte, Cupperi reuniu milhares de recortes de diferentes formas. O artista contabiliza, no acervo, mais de 3.500 crucifixos recortados, todos com características diferentes.
A delicadeza no confeccionar os recortes está no olhar aguçado do artista, que, desde criança, teve grande apreço pela arte portuguesa, utilizada pela avó materna, Maria Joana, para enfeitar as prateleiras dos armários e cristaleiras.
Com o passar dos anos, o interesse pela reprodução da técnica foi tomando forma e, de um único plano, o artista foi desenvolvendo habilidade para traçar mais modelos em um mesmo recorte. Bisturi, estilete e tesoura eram os instrumentos utilizados para produzir centenas de formas.
Como um trabalho incentiva o desenvolvimento de outro, ele foi apurando as diversas formas em um mesmo painel, em uma mesma obra, equilibrando as cores e as formas em inúmeras composições.
O resultado são obras que criam sentimentos dos mais diversos a quem as apreciam e que podem servir para compor os mais diversos ambientes.
A exposição “Entre Lâminas e Pincéis” fica aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no espaço de exposições temporárias do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, à praça Manoel Guedes, 98. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969.