A revitalização de trecho da rua Prudente de Moraes, que prevê a construção de um calçadão, poderá ser concluído em até 90 dias, informou o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, Eric Proost.
O presidente também antecipou já estar definido que a obra será realizada por completo, e não por partes, podendo ter início nos próximos 30 dias.
O tempo foi definido para não prejudicar o atendimento aos consumidores e não causar grandes transtornos aos lojistas, que ficarão com as calçadas sendo readequadas durante o período.
Uma reunião, realizada no dia 5, já havia definido o planejamento para a revitalização. Ela contou com a participação de técnicos da Prefeitura, representantes da ACE e dos lojistas envolvidos na construção do calçadão, que irá contemplar o trecho entre a Praça da Matriz e o Mercado Municipal “Nilzo Vanni”.
“Alguns comerciantes já vêm com essa reivindicação há algum tempo. Eles pretendem valorizar a rua Prudente, que é uma rua principal, porém, não é a 11 de Agosto. No ano passado, quando assumi a presidência, um dos diretores comentou sobre esse assunto, e nós orientamos os comerciantes do local a se reunirem”, contou o presidente.
Segundo Proost, o modelo escolhido pelo grupo foi pelo alargamento das calçadas, o que não impedirá o tráfego de veículos leves e motos. A revitalização também vai contemplar bolsões para embarque e desembarque de passageiros.
Uma pesquisa apontou que o impedimento total da passagem dos veículos não estaria mais sendo utilizada pelos municípios, pois atrapalharia o comércio e o trânsito na região central. Ficou definido, então, que o alargamento das calçadas seria a solução ideal para a revitalização.
“A gente tinha muito medo de acabar com o tráfego de carros e motos. Nesse formato (de calçadão), continuamos com carros e motos passando, com a velocidade reduzida, através da instalação de lombadas, para que os carros não passem em uma velocidade perigosa”, explicou Proost.
“Avançamos na discussão de uma nova rua Prudente de Moraes, toda revitalizada, no trecho Mercado-Praça da Matriz, com uma calçada maior, dos dois lados, nova iluminação, nova drenagem e pavimentação, acessibilidade adequada, bolsões de estacionamento etc.”, declarou a prefeita, após a reunião do dia 5.
O calçadão será custeado por meio de uma PPP (parceria público-privada). Isto é, com recursos privados para executar a obra. Proost explicou que os valores de custeio das calçadas serão de responsabilidade dos comerciantes e as melhorias estruturais da rua, de competência da Prefeitura.
“A gente está esperando, entre essa semana e a próxima, um orçamento final que a Prefeitura está levantando. Já temos uma noção de valores, mas ainda faltam alguns detalhes. A parte do comércio ficará em torno de R$ 100 mil”, contou Proost.
A Prefeitura também realizou estudo para viabilizar um local para carga e descarga dos produtos oferecidos pelas lojas. Um projeto, realizado por uma urbanista, apontou para as melhorias que serão necessárias para a realização do calçadão.
“Uma reunião bastante positiva, avançamos em um pré-projeto e já temos o apoio de quase todos os comerciantes deste trecho da via. Apoiando nosso comércio, vamos gerar mais empregos, renda e apoio aos eventuais turistas. Uma nova reunião acontecerá na próxima semana”, observou Maria José.
Proost conta que todos os comerciantes abordados sobre a revitalização aceitaram prontamente a iniciativa. Ele explica que a principal intenção é valorizar a rua Prudente de Moraes e dar maior mobilidade de trânsito, que a cidade não tem na parte central.
“A cidade é antiga, as calçadas são estreitas. Acreditamos que esse projeto pode ser pioneiro e copiado em outros quarteirões. Assim como foi montado quase que uma associação dos comerciantes da rua, pode ser que isso se torne um modelo para a cidade”, destacou Proost.
O presidente da ACE reforçou que a associação está aberta para outras reinvindicações dos comerciantes e “disposta a colaborar com as ideias que valorizem e estimulem o comércio e o turismo da cidade”.
“Meu pensamento é focar no associado e mostrar trabalho. Que todos se unam para termos mais força para construir uma cidade melhor e um comércio mais forte. Em qualquer área comercial da cidade, queremos levar os benefícios da melhor forma”, definiu.
Proost acentuou que o local ficará mais bonito e iluminado, atraindo turistas e pessoas, que poderão caminhar com tranquilidade pelas amplas calçadas a serem construídas, beneficiando, inclusive, aqueles com dificuldade de locomoção.
Em setembro do ano passado, uma enquete, realizada por O Progresso, apontou que 86% dos participantes se posicionaram favoravelmente à iniciativa e 14% divergiram da proposta apresentada pela ACE.