Programa permitirá internet de banda larga em áreas rurais

Prefeita Maria José durante assinatura de convênio em Brasília (foto: AI Prefeitura)

A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou, na segunda-feira, 12, em Brasília, o termo de adesão do programa Internet para Todos, do governo federal, que vai levar banda larga de alta velocidade a diversas regiões de Tatuí ainda sem internet.

Serão beneficiados os bairros: dos Fragas, Americana, Congonhal, Astória, Souzas, Mirandas, Enxovia, Jardim Gramado, Novo Horizonte, Jurumirim, Santa Adelaide, Palanque, Novo Horizonte e Rio das Pedras.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente Michel Temer, do governador Geraldo Alckmin e do ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Na ocasião, Temer sancionou, ainda, a lei que libera R$ 2 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para prefeituras. Os recursos serão voltados para ações nas áreas de educação e saúde.

Segundo a Prefeitura, no “Internet para Todos”, a conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.

“O programa Internet para Todos é um compromisso que temos com estas comunidades, que estamos realizando”, destacou a chefe do Executivo.

Os pontos beneficiados nesta primeira fase do programa começarão a receber as antenas em maio. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, contratada pela Telebras.

A expectativa é de que a velocidade da internet disponibilizada seja 40 vezes superior ao que existe atualmente. O valor pago será reduzido, devido à isenção tributária do programa.

Cabe ao município indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.

Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

Sobre o Programa

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, o programa tem 2.766 cidades brasileiras prontas para aderir à iniciativa, de um total de 2.978 municípios cadastrados.

O Internet para Todos também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde. O ministério firmou parcerias com outras pastas, como Saúde e Educação, para viabilizar o serviço; e com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras.