A Território Motorsport, sediada em Tatuí, levou três UTVs Can-Am Maverick X3, preparados pela equipe, para o 1º Rally Minas Brasil, que marcou a abertura dos campeonatos brasileiros de Rally Baja e de Rally Cross Country, em Conceição do Mato Dentro (MG), neste final de semana, 10 e 11.
Entre eles, a assessoria da Motorsport destaca o piloto Rodrigo Luppi #140, que foi vice-campeão da prova na categoria UTV Pró. “Além das adversidades do percurso na região de montanhas e pedras, a chuva dos três dias tornou o percurso extremamente liso, com poças, perigoso em vários trechos, e exigiu cautela redobrada”, divulgou a assessoria.
Com 20 anos de off-road, Luppi estava afastado das competições desde 2004 e retornou neste ano para os campeonatos, na categoria que mais cresce no rali nacional.
“Estou feliz e satisfeito com o resultado obtido neste fim de semana. Meu objetivo era completar os dois dias e tentar ficar entre os dez primeiros, e consegui. Foi bom demais terminar em segundo na categoria, pois fui um pouco conservador na pilotagem”, afirmou o piloto de Vinhedo (SP). “Apesar da chuva e de algumas adversidades que precisei driblar, como um pneu furado no sábado, a própria adaptação ao veículo e não ter navegador, me surpreendi com o UTV. É muito rápido, macio, não judia fisicamente do competidor. É uma categoria que veio para ficar”, ressaltou o piloto, que terminou com a décima posição na geral.
A dupla de Goiás também aprovou a estreia na categoria. Após várias temporadas competindo na categoria carros e conquistando pódios e títulos de peso, Rafael Cassol (Rio Verde) e Lélio Jr (Goiânia) #139 andaram na UTV Double.
“O UTV é sensacional, a experiência foi muito válida, apesar de a prova ter sido exigente e difícil”, disse Cassol, que vem de uma família de pilotos pai (Vanderlei Cassol) e tio (Marcos Cassol).
No sábado, a dupla vinha mantendo bom ritmo quando deu uma escapada, devido ao piso liso, e, na batida, houve a quebra dos pivôs da balança e acabou não completando o dia. Mas, no domingo, Cassol e Lélio completaram toda a Especial.
“Tenho um UTV e ando bastante na fazenda, mas acelerar em uma prova é outra história, e foi um desafio bem legal para gente. Agora, após este teste, vamos definir o que iremos fazer na temporada”, comentou o piloto.
Já o piloto de Tatuí, Edu Piano #104, largou bem no sábado, mas precisou driblar algumas adversidades. O multicampeão de rali está em sua segunda temporada nos UTV e compete pela UTV Pró-Elite. No meio da Especial, não se sentiu bem e precisou parar na trilha para se recuperar. Quando retornou, um competidor capotou na frente dele e Piano precisou ajudá-lo a sair da ribanceira.
Depois, ainda teve arrebentada a correia do UTV dele. Ainda assim, conseguiu completar a primeira Especial do dia. Mas, devido a um outro problema mecânico e à falta de uma peça, Piano não largou no domingo.
“Rali tem dessas coisas, e estamos acostumados a nos superar e driblar vários tipos de obstáculos e situações de prova. Agora, vamos nos preparar para a próxima etapa. Essa prova foi importante para o Luppi e Cassol conhecerem melhor o equipamento”, observou Piano.
“É gratificante saber que aprovaram o veículo e a experiência, pois sou um grande incentivador da categoria”, acrescentou Piano, que, a partir deste ano, está trabalhado também com locação de UTVs para competição.
Válida pelas primeira e segunda etapas do Brasileiro de Rally Baja, do Brasileiro de Rally Cross Country e do Campeonato Mineiro, a prova contou com 93 veículos, entre motos, quadriciclos, UTVs e carros. A prova passou por Itacolomi, Ouro Fino, Córregos, Santo Antônio do Cruzeiro, Tapera e Congonhas do Norte.
Equipe tatuiana
Com sede em Tatuí, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano.
Durante 12 temporadas (até 2014), a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição, conquistando oito títulos.
Também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que se sagrou bicampeã da prova na Production T2.
A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs e, já na segunda participação, no 25º Rally dos Sertões, em agosto de 2017, a dupla Edu Piano/Solon Mendes finalizou em quarto na geral dos UTVs.
Na primeira temporada que disputou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Piano se destacou entre os ponteiros em várias etapas e finalizou 2017 em quarto na UTV Pró.