A internet banda larga fixa em Tatuí – aquela instalada através de linha telefônica – é restrita a oito megabytes de velocidade para clientes residenciais. A velocidade do serviço oferecido pela Vivo, empresa que atende 100% do município.
Na cidade vizinha de Sorocaba – a título de exemplo -, a conexão com menor volume de dados é a de 50 megabytes e mais veloz, de 300 megabytes. Entretanto, as conexões são oferecidas por meio de fibra ótica, com custo que varia entre R$ 144,99 e R$ 244,99 mensais, consumo de dados ilimitado e contratos de fidelidade.
Em Tatuí, a companhia ainda não oferece a tecnologia de cabos que permitam a chamada “ultravelocidade”. A fibra ótica é um filamento flexível e transparente, fabricado a partir de vidro ou plástico que passa por extrusão.
Esse processo consiste na produção de componentes de forma contínua, em que o plástico é forçado, através de uma matriz, a adquirir uma forma pré-determinada.
O filamento é utilizado como condutor de luz, imagens ou impulsos codificados. Ele tem diâmetro minúsculo, assemelhando-se a um fio de cabelo humano.
Com a transmissão feita apenas pelos cabos telefônicos, as velocidades ficam restritas. Por meio de nota, a Vivo informou que “avalia constantemente a possibilidade de ampliações de sua rede”.
A companhia destacou que as verificações são realizadas com objetivo de “oferecer o melhor serviço aos clientes em todo o país”. No entanto, ressaltou que considera a demanda e critérios técnicos para a expansão do atendimento, ao responder perguntas sobre a fibra ótica.
De acordo com a nota, Tatuí está totalmente atendida pela rede de banda larga fixa oferecida pela empresa. A Vivo acrescentou que, “no futuro, o município poderá receber investimentos para a implantação de fibra ótica”.
O sistema que permitirá essa expansão já existe no município. É o que aponta relatório divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A entidade publicou mapa com as cidades que dispõem de infraestrutura de transporte de alta capacidade para prestação de serviços de telecomunicação.
Tatuí integra a lista de 3.225 municípios atendidos pela tecnologia de fibra ótica, por contar com os chamados “backhauls”. Um backhaul é composto por equipamentos que se conectam aos backbones (as redes centrais da internet), localizados nas estações centrais das operadoras de telefonia, por um equipamento instalado no município e pela conexão entre eles (fibra, rádio, satélite).
Conforme a Anatel, as regiões Sul e Sudeste do país são as mais atendidas pela infraestrutura de fibra ótica, enquanto as do Norte e Nordeste têm as maiores áreas sem cobertura. Os dados são de 2016 e foram divulgados no fim do ano passado. Eles incluem informações de dez companhias, entre elas, a Vivo.
Comentários estão fechados.