Mais
    Início Cidades Parceria resultará em plano de levar coleta ao bairro Congonhal

    Parceria resultará em plano de levar coleta ao bairro Congonhal

    Além da recuperação da estrada principal, que deverá passar por reperfilamento a partir da segunda metade deste mês, o bairro Congonhal poderá ser contemplado com um novo projeto. É o que antecipou a O Progresso o secretário municipal de Governo, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

    De acordo com ele, a Prefeitura estabeleceu parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para o desenvolvimento de um plano. A intenção é levar o sistema de coleta de esgoto até o bairro.

    O Executivo costurou o entendimento em reunião na manhã do dia 29 de novembro, no paço municipal. Na ocasião, representantes da companhia assumiram compromisso de desenvolver projeto de saneamento básico.

    A parceria terá a contribuição do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva. Ele ficará encarregado de acompanhar a confecção da proposta. A Prefeitura espera utilizar o conhecimento técnico de engenheiros da companhia para apresentar um projeto viável junto ao CBH-SMT (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê), para pleitear recursos.

    “O Congonhal é, atualmente, o bairro mais problemático que temos no município”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, ao anunciar a parceria.

    De acordo com ela, a localidade precisa ter demandas atendidas em função do adensamento populacional. “Além da estrada, há um problema de esgoto seríssimo lá, e que pretendemos resolver com essa união”, complementou.

    Uma vez concluído o projeto, a Sabesp deve entregá-lo à Prefeitura. O Executivo, por sua vez, vai remetê-lo ao comitê para pleitear recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

    “Esse órgão tem dinheiro para ser investido em saneamento básico, só o que é preciso é o projeto. Como a Sabesp tem capacidade técnica, ela vai nos auxiliar na questão”, antecipou Gonzaga.

    Conforme o secretário, ainda não há previsão da conclusão da propositura. Atualmente, o esgoto produzido pelas propriedades é despejado em fossas negras. Algumas delas destinam os dejetos no meio ambiente.