O Álvaro Aparecido Pedro nem sabe na verdade de quando e por que recebeu o apelido “Suingue”, pelo qual ficou conhecido naqueles anos 1960/1970 no futebol.
Paulista de Rancharia chamou a atenção defendendo a Prudentina, antigo clube de Presidente Pudente. Versátil, Suingue atuava com grande categoria no ataque e na meia cancha. Junto com o lateral direito Luis Carlos foram contratados em 1966 pelo Palmeiras, todavia um terrível acidente automobilístico vitimou o lateral, mas, Suingue depois de um bom tempo internado acabou se recuperando e continuou sua carreira com grande sucesso.
Esteve também no Fluminense, conforme a foto, Corinthians, Vasco da Gama, Desportiva Vitória-ES e lá mesmo tornou-se árbitro e de grande destaque.
Em 2010 o reconheci fazendo compras num determinado supermercado em Tatuí-SP, bom papo e de ótima memória Suingue contou um pouco de sua carreira e o motivo de estar na cidade: É que sua filha havia completado um curso de violão no Conservatório Dramático e Musical, elogiou a qualidade de ensino da instituição assim como o povo gentil de Tatuí.
A foto é de 1968 e mostra o Fluminense. Em pé à esquerda: Nélio, Felix, Cláudio, Altair, Galhardo e Assis. Agachados: Wilton, Suingue, Salvador, Samarone e Serginho.
Grandes recordações de jogadores que estão na história do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade