A Justiça Eleitoral da 140ª Zona realiza até esta sexta-feira, 10, a “Semana do Jovem Eleitor”. O evento teve início na segunda-feira, 6, promovido em todo o país pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na cidade, assim como em todos os municípios, a ação consiste no incentivo à antecipação do alistamento de jovens com idades entre 16 e 17 anos.
O evento é coordenado pelo juiz eleitoral Marcelo Nalesso Salmaso. Em nota à imprensa, o magistrado destacou que uma das metas é racionalizar a distribuição do comparecimento ao cartório eleitoral. A unidade de Tatuí fica na rua Juvenal de Campos, 327, e atende de segunda a sexta.
As ações da semana serão voltadas a jovens de Tatuí e de mais cinco cidades que compõem a Zona Eleitoral. Estão sendo convidados a antecipar o alistamento eleitoral, jovens de Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra. Moradores de 16 e 17 anos que vivem em Cesário Lange, município que estava ligado à ZE de Tatuí, devem se dirigir a Cerquilho.
De acordo com o juiz, a semana permitirá melhor atendimento aos jovens que comparecerem ao cartório. O evento deve evitar a concentração na chamada fase crítica de alistamento: os 150 dias anteriores às eleições de 2018.
Para tanto, a Justiça Eleitoral tem massificado a divulgação. A intenção é fazer chegar ao conhecimento do maior número de estudantes do município que a ação está em curso.
Para este ano, o TSE preparou a campanha #PartiuMudar, construída a partir do conceito “vem ser mais um para fazer a diferença”. Ela é baseada na pesquisa de percepção do jovem realizada pelo TSE, na qual os ouvidos “relataram que não se sentiam parte do processo eleitoral, nem teriam sido convidados a participar dele”.
Dessa forma, o tribunal lançou uma ação publicitária, composta por “exemplos reais do cotidiano”. Trata-se de um vídeo e de um “spot” de rádio, cujas mensagens são de que “um minuto, um dia, uma hora ou um gol fazem toda a diferença no conjunto”.
A campanha foi lançada no dia 19 de outubro, mesma data em que o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, apresentou o #PartiuMudar. O projeto é fruto de parceria entre a Justiça Eleitoral, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e as EJEs (Escolas Judiciárias Eleitorais).
Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que quiserem tirar o título de eleitor devem se dirigir ao cartório eleitoral, portando um documento de identificação oficial com foto. É preciso apresentar, ainda, comprovante de residência. Não serão aceitos, para o alistamento, passaportes e carteiras de habilitação.