Tiveram início, na semana passada, as obras de reforma de quartos da Santa Casa de Misericórdia. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o processo de recuperação começou a partir do primeiro piso (superior, 2º andar), composto por 11 quartos (33 leitos).
A estimativa é de que as unidades possam ser entregues em dezembro, com inauguração. “Daremos um tratamento mais humanizado e digno aos pacientes e seus acompanhantes, com todo o conforto possível”, declarou, em nota, a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
A ação é fruto de campanha realizada pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) com apoio da sociedade civil e empresários. Em junho, o órgão lançou o projeto “Adote um Quarto”, uma espécie de extensão do “Abrace a Santa Casa”, coordenado pela conselheira Alessandra Vieira de Camargo Teles.
Desde então, o projeto agregou parceiros (empresários, clubes de serviço, sindicatos, grupos de amigos, entre outros) que doaram recursos para a reforma dos quartos. A meta é promover a revitalização dos leitos nos três pavimentos do prédio “Orlando Bolzan”, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde.
“Este projeto está sendo uma vitória da nossa comunidade, que abraçou esta causa. Afinal, a Santa Casa é de todos nós. Ali, os desafios são grandes”, acrescentou Maria José.
A prefeita também mencionou que, em janeiro, o Executivo pagou os salários atrasados dos funcionários, encerrando greve que “praticamente paralisou o hospital”.
“Em maio, reabrimos a UTI (unidade de terapia intensiva) com sua capacidade total (oito leitos), e, agora, estamos focados na melhoria do centro cirúrgico. Em paralelo, administramos uma dívida que ultrapassa os R$ 31 milhões. Por isso, o apoio de todos é muito importante neste momento”, concluiu.