A Praça da Matriz, o teatro “Procópio Ferreira” e a Sala Preta do Conservatório de Tatuí serão palcos de espetáculos que integram a “Mostra Téspis” de Teatro. O evento é realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e tem coordenação de Fernanda Mendes e Rogério Vianna.
A mostra é composta por 12 peças, a serem encenadas nos três ambientes em horários distintos. Ela tem como objetivos promover a conscientização e a valorização do indivíduo, formado pelo setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí.
Para isso, promove espetáculos que possibilitam potencializar a presença do ator em cena, fortalecendo o comprometimento e a qualidade artística, visando à ampliação e a aplicabilidade de suas dimensões profissionais, cognitivas, artísticas e poéticas por meio de atividades com dinâmicas multissensoriais.
Durante as apresentações, os alunos, com o auxílio das técnicas teatrais, terão a expansão da consciência “provocada”, além do refinamento da expressividade e movimentos e a consolidação do amadurecimento e do autodescobrimento.
Criada em 2015, a Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí foca a vivência dos alunos de artes cênicas com os profissionais atuantes no setor, na Cia. de Teatro, na SP Escola de Teatro e na continuidade de trabalho realizado pelos alunos formados pela instituição de música, luteria e artes cênicas. Téspis remete ao nome do primeiro ator e também dramaturgo.
Dos espaços que recebem a mostra neste ano, o teatro do Conservatório é o que terá maior número de apresentações. O “Procópio Ferreira” sediará seis peças, a Sala Preta, quatro, e, a Praça da Matriz, contará com duas encenações.
A abertura acontece amanhã, quinta-feira, na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas. Com início às 18h, o público poderá conferir “Ensaios para a Liberdade ou tentativas de”, a cargo da Cia. Ímpares. A organização é de André Kaires. A Sala Preta fica na rua 15 de Novembro, entre os números 63 e 64, no centro.
Também nesta quinta, mas a partir das 20h, será a vez do espetáculo “Números” (veja reportagem), com apresentação do grupo Os Geraldos, de Campinas.
Três apresentações estão previstas para esta sexta-feira, 27, sendo uma na Sala Preta e as duas no teatro. O programa começa às 18h, com “Anexins”, peça da Cia. Êxodos Art, com organização de Cláudio Teles. O texto será encenado na Sala Preta.
No teatro, haverá sessões dos espetáculos “A pipa e a flor” e “Magia de Deus” às 19h20 e 20h, respectivamente. O primeiro texto é do Grupo Asas “Contação de Historia, Recreação e Música”, com organização de Adriana Afonso; o segundo, será apresentado pela Trupe de Teatro Garagem & Cia., de Paulinha Flash.
A Praça da Matriz sediará a primeira apresentação no início da tarde de sábado, 28. O coreto será palco, a partir das 12h30, do espetáculo “Rua sem Saída”, a cargo do Grupo Nativos Terra Rasgada, com organização de Flávio Melo.
À noite, o “Procópio Ferreira” terá duas atrações. A primeira está programada para as 19h20, com o espetáculo “Não precisa mudar”, do Grupo Asas “Contação de História, Recreação e Música”, sob organização de Adriana Afonso. A seguinte, às 20h, será o espetáculo “Francisco, um novo sol”, organizado por Léo Camargo, da Companhia Teatro Irmão Sol.
Neste domingo, 29, o público terá três opções de espetáculo. O primeiro, às 12h30, na Matriz, a cargo do Grupo Teatral Gente de Quem?, que trará a peça “As peripécias da corte de lá”. A organização é de Vinícius Melo. O segundo é a apresentação de “A Era do Rádio 2”, do Núcleo Experimental Cênico Falsa Modéstia, a partir das 15h, e com sessão na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas.
O encerramento será às 18h, no “Procópio Ferreira”, com o espetáculo “A vida é um sonho”. A apresentação ficará a cargo da Cia. de Teatro Atores em Conserva, com direção de Rose Tureck. A peça, como todas as demais, têm entrada franca.