Até o início de outubro, a Prefeitura havia utilizado 3.500 toneladas de massa asfáltica em quatro frentes de trabalho. O material foi usado para cumprimento da meta, que é a de tapar, aproximadamente, 7.000 buracos em vias públicas. A marca deve ser atingida no final deste mês, de acordo com o Executivo.
Por meio da assessoria de comunicação, a prefeita Maria José Vieira de Camargo divulgou os dados. As informações constam em relatório elaborado para controle da operação “tapa-buracos”, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Em julho, a Prefeitura contabilizou 3.000 buracos tampados, com 1.700 toneladas de massa asfáltica utilizada.
A operação teve início em abril, após o período das chuvas. Os trabalhos de reparos seguem em vários bairros, em quatro frentes de trabalho, três a cargo de empresas contratadas (Rancho da Colina, Madri e DNP) e a quarta, por equipe própria, da pasta de Obras e Infraestrutura.
“Os serviços das empresas contratadas, quando não ficam bons, nós solicitamos que sejam refeitos sem custos adicionais ao município. Isso já aconteceu mais de uma vez, e os reparos foram realizados. Mas, foram poucos os casos registrados”, destacou a prefeita.
Nos últimos dias, as equipes de trabalho da Construtora Madri estiveram na vila Angélica, para iniciar obras de reparos. A empresa também está trabalhando na duplicação da avenida marginal ao ribeirão do Manduca, a partir da ponte do Jardim Junqueira até a avenida São Carlos.
A conclusão da obra deve permitir a inauguração do novo acesso ao bairro, que caiu no início deste ano. A empresa também esteve realizando trabalhos na vila Dr. Laurindo, Jardins Palmira e Manoel de Abreu, bairro Colina Verde, vilas Esperança e São Cristóvão.
A Madri também é a responsável pela pavimentação da avenida Vice-Prefeito Nelson Fiuza, no Jardim Tóquio, além do asfalto refeito na mesma via e rua Capitão Lisboa, nas proximidades da ponte do Marapé.
Na avenida Nelson Marcondes do Amaral, próximo à Ceagesp (Companhia de Entrepostos Gerais do Estado de São Paulo), um trecho da via também foi recapeado.
A equipe da Rancho da Colina, após realizar obras nas avenidas Coronel Firmo Vieira de Camargo e Virgílio de Montezzo Filho e rua Alberto Seabra, está na rua Otávio de Azevedo, na vila Santa Adélia. A empresa refez, recentemente, trabalhos na via Benedito Faustino da Rosa, próximo à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e na rua Santo Antonio, no Jardim Planalto, além do Nova Tatuí e Jardins XI de Agosto, Lucila e Santa Emília.
Já a equipe da secretaria municipal realizou reparos em ruas do bairro Enxovia. Esteve, recentemente, trabalhando nos Jardins Primavera, Tomás Guedes, Santa Cruz, vila Paulina e Valinho, e nas proximidades do Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e da praça Anita Costa.
Serviços também foram realizados em vias do bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”, nas vilas Santa Helena e Juca Menezes, Jardim Santa Rita de Cássia, avenida Salles Gomes e ruas Lúcia Rodrigues Bertin, Bento Correa Antunes e Alfredo Simão de Oliveira (as duas últimas, próximas à ponte do Marapé).
A DNP realizou recapeamento na rua José Del Fiol, no Andrea Ville. Atualmente, trabalha na avenida marginal Olavo Ribeiro de Souza (do Manduca, perto da Apae). O serviço teve início com obras de drenagem de um dos trechos.
“A Prefeitura de Tatuí irá realizar, também, os reparos em outras regiões da cidade. Existem outras frentes de trabalho que precisam acontecer, pois a nossa malha viária ficou sem a devida manutenção entre 2013 e 2016, quando a maioria do serviço foi realizada com a chamada ‘massa fria’ e de forma bastante precária”, iniciou a prefeita, por meio da assessoria de comunicação.
“Quando assumimos, enfrentamos praticamente 35 dias de chuva nos primeiros 60 dias, o que atrasou o início dos reparos. O serviço agora não vai parar até que todos os bairros sejam atendidos. O tapa-buracos é uma das prioridades na infraestrutura do município”, concluiu a prefeita.