O tempo chuvoso e o piso liso e com muita lama exigiram mais cautela dos competidores que disputaram no sábado, 7, o primeiro dia do Rally Serra Azul, em Itupeva. Válida pela 9a e 10a etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, a prova começou com o prólogo e depois duas especiais (trechos cronometrados) de 61 km, mas, por medida de segurança, os organizadores cancelaram a segunda volta para as motos e quadriciclos.
Somente os 26 UTVs (veículos utilitários multitarefas, na sigla, em inglês) fizeram a segunda passagem. Após as duas especiais, Edu Piano, piloto de Tatuí, com o Can-Am Maverick X3 X RS, da equipe Território Motorsport, fechou o dia em quarto na categoria UTV Pró e em quinto na geral, com 1h51m19s.
O primeiro dia de provas foi vencido por André Hort, com 1h49min12s, seguido por Renato Meinberg, que completou as sequências em 1h50min51s, Bruno Varela, com 1h50min54s, Gustavo Lapertosa, 1h51min05s. Edu Piano fechou o top cinco.
Na primeira volta especial, o piloto de Tatuí manteve um bom ritmo apesar das adversidades do percurso e cravou o melhor tempo da geral 47m39s, 15 segundos à frente do atual líder do Campeonato Brasileiro. Mas, na segunda especial, um incidente com uma peça do UTV prejudicou seu desempenho.
“Depois de vencer a primeira volta, na segunda eu vinha bem, administrando a vantagem e dei até uma aliviada no ritmo, mas infelizmente quebrou a correia e perdi uns 5 minutos na troca, que foi mais ou menos a diferença para o piloto que ganhou o dia”, explicou Piano.
“Foi uma prova dura, mas legal, com bastante barro, piso liso, muito fácil para errar, pois além de tudo, a visibilidade ficou comprometida. Agora é revisar o UTV porque amanhã (domingo, 8) tem mais e a expectativa é boa”, finalizou Piano, que estreou nesta temporada no Campeonato Brasileiro de Rally Baja, pilotando um UTV, após mais de 25 anos competindo de carro e caminhão nos ralis.