A Prefeitura quer estabelecer, com o Detran (Departamento de Trânsito de São Paulo), convênio para redução de mortes no trânsito. É o que informou o setor de comunicação do Executivo.
De acordo com o órgão, o acordo deve ser formalizado nos próximos dias, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin.
Ele prevê o repasse de R$ 561 mil para melhorias do trânsito, por meio de ações de educação, sinalização e “outros itens”. O recurso é proveniente do programa MPST (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito), anunciado em sequência à reportagem publicada pelo jornal O Progresso a respeito da questão.
O bissemanário divulgou, no dia 13 de setembro, dados do Infosiga – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito no Estado de São Paulo. O sistema apontou aumento significativo de acidentes fatais entre janeiro e julho de 2017 ante 2016. As mortes subiram 72,72% de um ano para o outro.
Nos sete primeiros meses de 2016, 11 pessoas perderam a vida no trânsito local. Neste ano, o número de mortes disparou no mesmo período, totalizando 19.
De acordo com o Infosiga, 10 das 19 pessoas que perderam a vida neste ano em Tatuí envolveram-se em acidentes com automóveis. Quatro ocorrências vitimaram pedestres. Três estavam em motocicletas, uma pessoa morreu em acidente envolvendo caminhão e uma perdeu a vida em ocorrência com bicicleta.
O número de atropelamentos dobrou neste ano em comparação a 2016. Foram quatro mortes em 2017 contra duas no ano passado. As mortes contabilizam vítimas que se envolveram em ocorrências tanto no perímetro urbano (dentro do município) como nas rodovias (fora da zona urbana, mas no limite territorial).
A questão chegou a ser debatida na Câmara Municipal pelo vereador Eduardo Dade Sallum. Ele cobrou providências do Executivo, no dia 12. Duas semanas depois, a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve na sede do Detran, em São Paulo, para tratar do assunto e pleitear formalização de convênio.
Maria José foi recebida no dia 26 de setembro pelo presidente do órgão estadual, Maxwell Borges. Ela esteve acompanhada pelo secretário municipal de Governo, ex-deputado estadual e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva; pelo chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo; e pelo assessor do deputado federal e secretário da Casa Civil, Lucas Chioda.
A agenda foi proposta pelo vereador Antônio Marcos de Abreu e pelo deputado estadual Ricardo Madalena. Na pauta, as autoridades discutiram a criação de projetos de educação no trânsito e recursos a serem aplicados em Tatuí.