Evento realizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” marcou a chegada da “Identidade Jovem” em Tatuí. A iniciativa, também conhecida como “ID Jovem”, é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.
A representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) e da Secretaria Nacional da Juventude, Rosemeire Mendes Almeida, fez palestra sobre o programa do governo federal.
A ID Jovem garante acesso à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual.
Segundo Rosemeire, mais de 4.000 jovens inscritos em programas sociais governamentais em Tatuí poderão ser beneficiados pelo programa.
Para utilizar a ID Jovem, é preciso ter entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos, NIS (Número de Identificação Social) e estar inscrito no Cadastro Único do governo federal.
Os jovens enquadrados nessas condições devem acessar o site idjovem.caixa.gov.br/idjovem, preencher o cadastro e gerar a identidade. Para utilizá-la, basta imprimi-la e apresentá-la no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto.
A emissão da ID Jovem também é possível por aplicativo disponível no Google Play, na Windows Store ou na App Store, com preenchimento do NIS e outros dados cadastrais solicitados para a geração do cartão virtual, sem necessidade de impressão.
Estiveram presentes no lançamento do programa a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice Luiz Paulo Ribeiro da Silva, secretários municipais e vereadores, além de representantes da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) e da Etec (Escola Técnica Estadual) “Sales Gomes” e de alunos da Escola Estadual “Altina Maynardes de Araújo”.