Integrantes do Rotary Club de Tatuí, Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura, Rotakids, Interact e Rotaract fizeram na manhã de sábado, 23, o plantio de 200 mudas de árvores frutíferas nativas. A ação de reflorestamento beneficiou área nas margens do ribeirão do Manduca, no Jardim Wanderley.
Foram plantadas mudas de carambola (25), pitanga (10), goiaba vermelha (25), amora (50), araçá-roxo (30), grumixama (30) e cabeludinha (30). O material foi doado pela Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), representada pelo diretor, o rotariano Antonio David Julian.
A ação também contou com a colaboração do rotariano José Maurício Del Fiol, que se encarregou da perfuração dos berços em que as mudas foram plantadas.
De acordo com o presidente do Rotary Club de Tatuí, Walter Goellner, há uma meta estabelecida para que, em 2017, cada rotariano do mundo plante uma árvore. Contudo, no Distrito 4620, do qual os clubes de Tatuí fazem parte, a meta foi aumentada.
“Temos pouco mais de mil rotarianos no distrito, e esse seria o número de árvores que precisaríamos plantar. Mas, o nosso governador, José Carlos Francisco Mingo, estabeleceu que plantaremos exatamente o nosso número distrital, ou seja, 4.620 mudas”, explicou Goellner.
“Com essa ação de hoje (do dia 23), os clubes de Tatuí deram um passo importante para atingir essa meta”, acrescentou o presidente, por meio de nota à imprensa.
“Além de promover a arborização e proteger o ribeirão, em alguns anos, os moradores terão um belo pomar”, comentou o diretor da Faesb.
O plantio foi acompanhado pelo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, por funcionários da Prefeitura e vizinhos da área beneficiada. O secretário anunciou que um caminhão pipa da Prefeitura seria utilizado nos dias seguintes para levar água até as plantas.