A rede de restaurantes mundial McDonald’s abriu na quarta-feira, 13, as portas da primeira unidade em Tatuí. O empreendimento gerou 45 postos de trabalho e tende a ser um novo polo de atração na microrregião.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, de membros do gabinete, de vereadores e representante do Ministério do Trabalho.
A abertura do restaurante foi presidida por Cláudio Costa, controlador da rede de franquias da região de Sorocaba, e por Rodolfo Lopes, representante da Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina.
Segundo a prefeita, a abertura do restaurante representa “um novo momento na economia tatuiana”. Aliado a outros investimentos, sobretudo no setor hoteleiro, como a expansão do Hotel Del Fiol e a inauguração do Ibis, que devem ocorrer até o final deste ano, a cidade deve firmar-se como polo de atração na microrregião.
“Com a vinda do restaurante, inicia-se uma nova fase para Tatuí, com a geração de emprego e renda. Como a nossa cidade é MIT (Município de Interesse Turístico), o empreendimento é importante para reforçarmos a recepção de visitantes”, comentou.
Para a prefeita, moradores que deixavam a cidade para comerem em unidades do McDonald’s de cidades vizinhas, como Boituva, Sorocaba e Itapetininga, terão a opção de prestigiar o restaurante local, reforçando a geração de renda local. “Além disso, vamos receber moradores de cidades vizinhas”.
O chefe da agência regional do Ministério do Trabalho em Tatuí, Antonio Carlos de Morais, considera o investimento no comércio dacidade como sendo “bem-vindo”.
O representante do órgão federal na cidade ressaltou a importância da prioridade dada pelo restaurante a jovens que buscavam pelo primeiro emprego. Pesquisa nacional realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o desemprego é maior entre os jovens de 14 a 24 anos.
“Essas vagas de trabalho acrescentam – e muito – para a cidade nesse período de retração na economia. A cidade está se reerguendo, com a abertura do Pátio Vivaz, do McDonald’s e dos novos empreendimentos”, opinou.
Para o chefe regional do Ministério do Trabalho, a contratação de jovens em busca do primeiro emprego é vantajosa para alguns ramos de atividades, como o de alimentação.
“A empresa pode adaptar mais facilmente os profissionais quando eles são jovens. O treinamento abrange desde o perfil profissional até a filosofia de trabalho da empresa”, afirmou.
Segundo a empresa, o quadro de funcionários contempla 45 pessoas, na totalidade residentes em Tatuí, sendo que cerca de 70% destas estão tendo a oportunidade do primeiro emprego – ação mundialmente estimulada pela rede. O restaurante não exige experiência, por isso representa uma importante porta de entrada para quem busca seu primeiro emprego formal.
Atualmente, o McDonald’s investe, na operação brasileira, R$ 40 milhões em treinamento e capacitação de pessoal. Os funcionários da rede recebem treinamento com o mais alto padrão de qualidade, que visam cortesia, agilidade, precisão no pedido e rapidez; esse treinamento é contínuo, para garantir a qualidade do serviço e dos produtos.
Para priorizar o atendimento, o restaurante conta com uma anfitriã, cujo papel é interagir com a família e realizar atividades recreativas e educativas com as crianças, recepcionar o cliente com cortesia, oferecendo sempre atendimento diversificado.
A unidade tatuiana tem o serviço de “drive-thru” que permite ao cliente fazer o pedido, pagar e retirar a refeição sem sair do carro, além disso, está preparado para receber pessoas com deficiência contando com rampas de acesso, banheiros adaptados e cardápio em braile.
De acordo com a rede, o local do restaurante em Tatuí foi escolhido estrategicamente pelo grande movimento de diversos públicos que diariamente circulam no centro comercial. Localizada na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, a unidade está próxima à unidade do Poupatempo Tatuí e do Terminal Rodoviário.
“O motivo da nossa presença é crescer junto a Tatuí.Gostaríamos de agradecer todos os colaboradores, todos contratados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Tatuí. Estamos todos felizes. Eles (os funcionários) atenderão os clientes de forma feliz”, discursou Costa.