Durante todo o ano, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí promove a “Campanha do Desapego”. Com a iniciativa, a instituição arrecada fundos para a manutenção do “Bazar da Solidariedade”.
As doações de roupas e calçados em bom estado de uso e acessórios e equipamentos, que estiverem funcionando, são recebidas na sede da entidade apaeana, à avenida Dr. Olavo Ribeiro de Souza, sem número, no Jardim Lucila. A entidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Os itens cedidos à instituição são comercializados no bazar. As vendas acontecem toda sexta-feira, também das 8h às 11h, e são parte de oficina realizada pelo Centro de Convivência da Assistência Social, mantido pela instituição.
Os assistidos pelo centro atuam como vendedores no bazar, que é permanente. A ação tem por objetivo proporcionar autonomia e independência aos assistidos, uma vez que estimula as “atividades da vida diária e prática”.
Além de atender e interagir com a comunidade, os assistidos dobram, identificam, selecionam e organizam as roupas femininas, masculinas e infantis. As peças também são separadas de acordo com a estação (inverno ou verão).
Toda a verba adquirida é destinada aos projetos e atividades da instituição que, uma vez por ano, realiza o “Mega Bazar”. As vendas acontecem sempre em julho.
Segundo os organizadores, a segunda edição, realizada neste ano teve retorno maior que a anterior. O recurso obtido com as vendas foi empregado na “Oficina de Moda e Criação: Figurinos e Fantasias” e na Cozinha Experimental.
A primeira iniciativa consiste em ações de capacitação e preparação para a inserção produtiva, social e cultural do atendido. Ela também permite a reestruturação do acervo de fantasias da Apae. Já a segunda, tem como meta propiciar ao assistido a autonomia e independência nos afazeres das atividades cotidianas.
Os participantes que frequentam as atividades da cozinha “entram em contato com o processo de preparação dos alimentos, desde a compra dos ingredientes no supermercado, a organização da cozinha e, até, a refeição propriamente dita.
Quem quiser colaborar com a Campanha do Desapego mas não tiver condições de levar as peças até a Apae pode solicitar a retirada delas pelo telefone. Os números de contato são: 3251-4171 e 3205-1033. Mais informações ou esclarecimento de dúvidas são feitos pelo e-mail: apaetatui@fasternet.com.br.