O Salão Villa-Lobos, do Conservatório de Tatuí, sedia apresentações de jovens solistas da área de piano. A atividade acontece nos períodos da manhã, tarde e noite desta quinta-feira, 14, sob a coordenação de Cristiane Bloes.
Pela manhã, nove estudantes estarão reunidos para demonstração de conhecimentos. Eles são alunos dos professores Ingrid Lisboa, Ana Maria Teixeira, Lúcia Elisabeth Pavanelli Galvão, Luis Carlos Morales Sanches e Marina Camargo.
O programa será aberto por Rebeca Alexandre Messias, que executará “Sonatina em Dó Maior – Allegro”, de Hazel Cobb. Em seguida, Isabelly F. Antonio apresentará “Miniatura no 5”, de Nilson Lombardi. Rebeca e Isabelly são alunas de Ingrid Lisboa.
A professora Ana Maria Teixeira leciona para Maria Eduarda Mota da Cruz e Diego de Assis Santos. Maria Eduarda apresentará “California Sonatina – Andante Cantabile, Allegro Con Spirito”, de Jane Smisor Bastien; e Santos executará a “Sonatina em Lá Menor – Allegro Con Spirito e Andante”, de Hazel Cobb.
Os recitais seguem com a aluna Lavinya Mello de Souza, que estuda com a professora Lúcia Elisabeth Pavanelli Galvão. A estudante tocará “Samantina no 2 (2o movimento – Allegro)”, obra composta por M. Clementi.
Aluna de Luis Carlos Morales Sanches, Isabela do Carmo Almeida fará apresentação de obra de Ludwig van Beethoven. Ela executará “Bagatela Op. 33”.
O programa segue com apresentações de “Minueto in G”, de Beethoven, por Beatriz Pereira Hélio; “Reverie”, de Claude Debussy, por Iris Turelli Martinho; e de “A Maré Encheu”, de Heitor Villa-Lobos, por Brenda G. S. Olivieiri. Os três estudam piano no Conservatório de Tatuí na classe de Marina Camargo.
Ainda pela manhã, a partir das 11h, mais oito estudantes realizam apresentação. A série de recitais será retomada com Amanda Ketlin Ferreira, aluna de Ingrid Lisboa. Ela executará “Musette”, do livro “O pequeno livro de Anna Magdalena Bach”, composição de Johann Sebastian Bach.
O professor Luis Carlos Morales Sanches orienta Larissa Teixeira Anunciação, que executará “Todo Mundo Passa”, do compositor Heitor Villa-Lobos. Já Bruna Barbosa Dias apresentará “Lamento”, de Lorenzo Fernandes. A musicista é aluna da professora Eliana Wagner.
Os recitais seguem com performances de mais três estudantes do Conservatório: Rodrigo Santos, Rebeca Cristina Silva e Vinícius Andrade. Santos apresentará “Miniatura no 2”, de Nilson Lombardi; Rebeca executará “Paulistana no 1”, de Cláudio Santoro; e Vinícius tocará “Prelúdio Op. 28 no 4”, de Fréderic François Chopin. Os três são alunos de Carlos Roberto Moraes.
Também de Chopin, Juliana Alves de Souza Santos apresentará “Valsa do Minuto Op. 64 no 1”. A estudante integra classe da professora Zoraide Mazzulli Nunes.
A composição “Dança do Índio Branco”, de Heitor Villa-Lobos, será apresentada por aluno do professor Juliano Kerber. A execução ficará a cargo de Pablo Sales.
No período da tarde, a partir das 14h, os recitais serão abertos por Valentina Arena da Silva, aluna da professora Fanny de Souza Lima. Ela executará “Brincando de Circo”, de Cleo Hills. Em seguida, Ana Beatriz de Oliveira Guedes apresentará “Miniatura no 5”, de Nilson Lombardi. Ela é aluna de Cristiane Bloes.
Ester Rocha, aluna de Juliano Kerber, tocará “Serenata Humorística”, de Francisco Mignone.
Na sequência, Maísa Mendes e Ana Paula Santos fazem apresentações. A primeira executará “Prelúdio em Dó Menor”, de Johann Sebastian Bach; e, a segunda, a obra “Interlúdio no 1”, de Edmundo Villani-Côrtes. As duas estudantes frequentam aulas da professora Debora Melissa dos Santos Kerber.
Outros três recitalistas estudam com a professora Zoraide Mazzulli Nunes. São eles: João Vitor Vernaque David, Fabily Bacarin Vieira e Kevelyn Cordeiro de Almeida.
David apresentará a composição “História da Carochinha: E a Princesinha Dança”, de Heitor Villa-Lobos; Fabily executará a obra “Pequena Valsa de Esquina”, de F. Mignone; e Kevelyn tocará “Miniatura em Jazz”, de Mark Kevin.
Nicoly Florentino G. Paes apresentará “Sonatina Op. 188 no 1 – Moderato”, de C. Gurlitt, e Giovanna de Freitas executará “Invenção a duas vozes no 4”, de Bach. As duas recitalistas da tarde integram a classe da professora Ingrid Lisboa.
Também à tarde, da classe de Ana Maria Teixeira Almeida, estará Enrico Boldrini Soares. Ele tocará “Sonatina em Fá Maior – Moderato Cantabile – Andante”, de Diabelli.
Os recitais seguem com apresentações de Sofia Franco Grando, Linda Yasmin Andreolli e Beatriz Virgilli Domingues. As três são alunas de Marina Camargo.
Sofia fará a execução da composição “Assim Ninava Maman”, de Villa-Lobos; Linda tocará “Peças Infantis no 4”, de Cláudio Santoro; e Beatriz executará a obra “Sonho de Gertrudes”, de Beethoven.
O professor Luis Carlos Morales Sanches terá dois estudantes em recitais no período da tarde. Carlos Gabriel Lopes Queiroz tocará “Miniatura em Jazz”, de Mark Kevin, e Gustavo Costa Andrade executará a peça “Sai”, de Villa-Lobos.
Marjori Tiemi e Betzabeth Salazar dão continuidade aos recitais, com as obras “Paulistana nº 3”, de Claudio Santoro, e “Canção sem Palavras Op. 62 nº 1”, de Mandelssohn”, respectivamente. Eles são alunos de Carlos Roberto Morales.
A partir das 16h, mais 17 alunos do Conservatório farão apresentações. Os recitais do período seguem com Ana Julia Carraro, aluna de Eliana Wagner. Ela executará a composição “Study for the left hand”, escrita por Bela Bartok, Já Matheus Paes de Camargo tocará “Miniatura no 1”, de Nilson Lombardi. O músico frequenta aulas de piano na classe de Luis Carlos Morales Sanches.
Os recitais têm continuidade com as obras “Mini Sonatina em Fá Maior – Allegro Con Spirito”, de Jane Smisor Bastien; e de “Invenção a duas vozes no 14”, de Bach. A primeira composição será apresentada por Rute Helem Lorena P. Leite, e a segunda, por Rafaela dos Santos. Ambas, alunas de Ingrid Lisboa.
O professor Juliano Kerber dá aulas para Gabriel de Souza, que executará “Sonatina Op. 27 no 16”, de D. Kabalevsky. Já Ana Maria Teixeira Almeida leciona para Nycolly Shelley da Cunha Pereira, Matheus da Silva Oliveira e Leonardo Guimarães Stoco.
Eles apresentarão, nesta ordem, “E a Princesinha Dançava”, de Villa-Lobos; “Primeira Suíte Infantil: Choro”, de Guerra Peixe; e “Valsa Brasileira no 5”, de F. Mignone.
A série segue com Rebeca Devai Gau, com a obra “Paulistana no 1”, de Cláudio Santoro; com Raquel Plácido, com “Solfegietto”, de Karl Philipp E. Bach; e com Victoria Ignes Scudeller Silva, com “Pequena Valsa de Esquina”, de Mignone.
Os estudantes são alunos de Fanny de Souza Lima, Carlos Roberto Moraes e Cristiane Bloes, respectivamente. Esta professora também orienta Giovana Maria Nogueira e Mayara Confortini Machado, que têm apresentações marcadas.
A primeira executará a obra “Prelúdio da Bachiana no 4”, de Villa-Lobos; e, a segunda, apresentará a obra “A Lenda do Caboclo”, do mesmo compositor.
A pianista Míriam Braga leciona para os quatro últimos músicos a se apresentarem no período da tarde. São eles: Caroline Cibele Rodrigues, Ary Palácios Aguiar, Andrea Nesi e Jonas Magalhães. Eles executarão obras distintas.
Caroline apresentará “Valsa no 3 em Lá Menor”, de Chopin; Aguiar executará “Gnossienne”, de E. Satie; Andrea tocará “Noturno Op. 48 no 1”, de Chopin; e Magalhães encerrará os recitais da tarde com “Tenebroso”, de Ernesto Nazareth.
O encerramento da série ficará a cargo de nove estudantes, que se apresentam a partir das 19h. Entre eles, Dany Carmo, que executará obras de Beethoven e é aluna de Cristiane Bloes. Marilene de Souza Dias tocará “Valsa as Dor”, de Villa-Lobos e frequenta a classe da professora Marina Camargo.
A mesma professora leciona para Lorraine Gregório de Oliveira. A estudante apresentará “Cravo Bem Temperado Vol. I – Prelúdio e Fuga no 21”, de Bach.
Gabriela Campos tocará “Frevo”, de Marlos Nobre, e “Canção de Carolina”, de Villani-Côrtes; Natália de Godoi Pinto executará “Rminiscenza”, de Amaral Vieira; e Guilherme Frazatto a obra “Scherzo no 4”, de Chopin.
Os estudantes são alunos de Juliano Kerber, Ana Maria Teixeira de Almeida e Carlos Roberto Moraes, respectivamente. Já a professora Míriam Braga orienta Marina Pedroza Lion, Lara Eloisa dos Santos Oliveira e Domingos Sarto Neto. Eles encerram a série de apresentações com estudantes.
Marina tocará “Bachiana no 4 – Ária”, de Villa-Lobos; Lara tocará “Valsa da Dor”, também do mesmo compositor; e Sanches a obra “Ballada Op. 47 no 3”, de Chopin.
As apresentações podem ser acompanhadas na rua São Bento, 415, no centro.