“Viagem” trará Afonso Ferreira para um bate-papo na biblioteca

Afonso Ferreira
Escritor conversará com convidados na Biblioteca Municipal 'Brigadeiro Jordão' na noite desta quarta (foto: divulgação)

O escritor Evandro Affonso Ferreira é o convidado do terceiro módulo do “Viagem Literária”, programa realizado pelo governo do Estado de São Paulo, para participar de um bate-papo em Tatuí. A atividade acontece nesta quarta-feira, 9, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

As reuniões que integram o novo módulo da ação cultural acontecem entre os dias 9 e 30, em seis bibliotecas da região de Sorocaba. Além de Ferreira, promoverão conversas abertas ao público os escritores Estevão Azevedo e Bruna Beber.

O terceiro módulo do “Viagem Literária” tem como foco os escritores voltados para o público adulto. Em Sorocaba, as bibliotecas receberão os três autores. Ferreira estará em Tatuí (no dia 9), Boituva (dia 10) e em Salto de Pirapora (dia 11).

Ele venceu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), com “Minha mãe se matou sem dizer adeus”. Ele ainda ganhou o prêmio Jabuti, com “O Mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotherdam”, e venceu o prêmio Bravo!, com a obra “Não tive nenhum prazer em conhecê-los”.

O autor ministra oficinas literárias na Casa das Rosas, na Academia Internacional de Cinema, no Sesc (Serviço Social do Comércio) e no Espaço Cult. Ferreira ainda é dono dos sebos Sagarana e Avalovara, localizados em São Paulo.

Azevedo irá para as cidades de Araçariguama e Votorantim no próximo dia 28. O mestre em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP (Universidade de São Paulo), publicou três livros.

As obras são “O som de nada acontecendo” e os romances “Nenhum olho me verá”, “Nunca o nome do menino” – finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 – e “Tempo de espalhar pedras”, eleito romance do ano pelo Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Bruna encontrará o público em Pilar do Sul no dia 30. A autora estreou na poesia com “A Fila sem Fim dos Demônios Descontentes” e publicou também “Balés, Rapapés & Apupos”, “Rua da Padaria” e o infantil “Zebrosinha”.

Participou como autora convidada da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2013, e da Göteborg Book Fair, em 2014, realizada na Suécia. Lá, ela esteve como membro da comissão oficial de escritores que representaram o Brasil.

A programação do “Viagem Literária”, que completa dez anos em 2017, segue em setembro e dezembro com o módulo de escrita criativa, com material elaborado pela escritora Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016.

A programação completa está disponível no site www.cultura.sp.gov.br.