Destacar o trabalho de tatuianos e personalidades da literatura nacional que transformaram Paulo Setúbal no escritor de “suma importância para as letras brasileiras”. Este é o objetivo da exposição que abre a edição 2017 da “Semana Paulo Setúbal”. A mostra tinha abertura programada para a noite de ontem, terça-feira, 1o.
O evento seria realizado no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), a partir das 19h (após o fechamento desta edição). Ele é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
A mostra marcaria, também, o início das atividades em comemoração ao aniversário de 191 anos do município, celebrados no próximo dia 11. O programa prevê ações até o dia 9, começando com a exposição histórico-pedagógica.
Denominada de “Paulo Setúbal – 1937/2017 – 80 Anos Salvaguardando a Memória do Escritor Tatuiano”, a exposição também marca uma efeméride: os 80 anos do falecimento do escritor.
O diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, afirmou, por meio de nota à imprensa, que a mostra é um reconhecimento do empenho dos tatuianos em valorizar a memória de Paulo Setúbal. E acrescentou que a memória do escritor “continua viva, nas letras e no solo tatuiano”.
Na noite de abertura da exposição, a Cia. Exodus Art’s de Teatro, sob a coordenação de Claudio Teles, apresentaria o espetáculo “Eu Confesso”, escrito por Beatriz Prado, com direção coletiva.
A apresentação cênica sobre a vida e obra do escritor tatuiano seria de Beatriz Prado, Carol Crepaldi, Claudio Teles, Douglas Anhaya, Jéssica México e Tamires Carvalho.
A programação segue com atividades culturais e esportivas, mesclando ações da semana e as comemorativas ao aniversário da cidade. Os eventos envolvem alunos de diversas unidades escolares, incluindo o Concurso Paulo Setúbal, voltado a estudantes.
Nesta quarta, 2, a Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão sediará, às 19h, encontro de professores para a oficina virtual do programa Viagem Literária. Os educadores da rede municipal participarão do módulo escrita criativa.
No mesmo dia, no teatro “Procópio Ferreira”, o pianista paulistano João Leopoldo lançará o trabalho “Oi, Tudo Bem?”, com participação especial do trombonista Bocato. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, em prol ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
E, às 20h, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, haverá encenação do espetáculo teatral “A Presença da Ausência”, do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, com coordenação de Pedro Couto, direção de Rivaldo Nogueira e, no elenco, Andrea Liette.
A cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Paulo Setúbal e o lançamento do tabloide com os vencedores de 2017 acontecerão no dia 3, às 20h, no teatro do Conservatório.
Na ocasião, serão divulgados os vencedores do concurso de abrangência municipal, o 16o Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, e o de abrangência nacional, o 15o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias.
A entrada será gratuita e a cerimônia contará com a participação do Quinteto de Cordas e Piano Bravo, coordenado por Eduardo Augusto. O grupo apresentará repertório de clássicos populares, além de trilhas de filmes, pops nacionais e internacionais.
Entre uma premiação e outra, Paulo Santiago e Juliano Coração divertirão a plateia com o “stand-up comedy” sobre literatura.
Às 20h, no CEU das Artes, acontecerá a estreia do espetáculo teatral “A Magia de Deus”, da Trupe Teatral Garagem e Cia., com coordenação de Paulinha Flash e entrada franca.
Na sexta-feira, 4, a partir das 11h, a Praça da Matriz receberá a tradicional Feira de Artesanato Capital da Música, que seguirá até a terça, 8.
Às 20h, no “Procópio Ferreira”, será a vez da apresentação de espetáculo de dança a cargo dos bailarinos da Cia. Rit’s e da Cia. de Dança Rayssa Francesconi. Os ingressos deverão ser retirados antecipadamente e trocados por um quilo de alimento não perecível, em prol ao Fusstat.
Os grupos são apoiados pelo projeto de qualificação em dança, do programa de qualificação em artes, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A iniciativa é gerenciada pelo Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).
No mesmo dia, no CEU das Artes, às 20h, acontece a apresentação da peça “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, com direção de Rose Tureck e classificação de 16 anos.
Neste sábado, 5, às 10h, no Motódromo Municipal “Altair Passarani Filho”, acontecerá treino preparatório do Campeonato Paulista de Motocross. Ainda na data, a Praça da Matriz recebe, às 11h, a Orquestra de Cordas da Elidamaris Cortês.
Mais tarde, às 13h, no CEU das Artes, o Instinto Urbano Crew promoverá o workshop “Breaking Evolução”. Às 14h, no Centro Cultural Municipal, o projeto “Incubadora de Grupos Artísticos”, coordenado pelo grupo Os Geraldos, fomentará encontro de projetos.
A literatura terá vez às 16h, na Biblioteca Municipal, com o encontro do “Clube do Livro” para debate sobre a obra “Quarenta Dias”, da escritora Maria Valéria Rezende.
Dois grupos de teatro finalizam a programação de sábado: às 20h, no CEU das Artes, haverá apresentação de “A Magia de Deus”, pela Trupe Teatral Garagem e Cia.; no mesmo horário, no museu, a Cia. Ímpares apresenta “Mac(H)os”, com pesquisa, direção, concepção e dramaturgia de André Kaires.
No domingo, 6, a partir das 10h, acontecerá o Campeonato Paulista de Motocross, no Motódromo Municipal “Altair Passarani Filho”. Na parte da tarde, o museu exibirá o curta-metragem “Naiá e Lua” e o longa-metragem “Coração do Brasil”, a partir das 14h. Os dois trabalhos têm classificação livre.
No dia 7, às 19h, no Centro Cultural, a Secretaria Municipal de Educação promoverá a abertura da exposição “Abrace Tatuí na Escola”. A mostra segue até o dia 10 e apresenta trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal de ensino.
O programa de terça, 8, começa às 9h, com a aula inaugural do projeto “Pensando na Criança”. A iniciativa é resultado de cooperação entre o Conservatório e a Prefeitura. A atividade marca o retorno da iniciativa, realizada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professor José Tomás Borges”.
No Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, às 9h e às 14h, haverá apresentação de jogral sobre a obra de Paulo Setúbal, intitulado “Alma Cabocla”.
Já a Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria) receberá, às 10h30, palestra com o jornalista e historiador Christian Pereira de Camargo. Ele apresentará o legado historiográfico de Renato Ferreira de Camargo.
À noite será dedicada ao lançamento do livro “Golpe Baixo”, do jornalista e escritor tatuiano Ivan Camargo. O evento no museu, a partir das 20h, contará com apresentação musical e esquetes teatrais sobre o livro, coordenadas por Tamires Carvalho.
Dia 9, às 9h e às 14h, o Nebam receberá atividades culturais com o tema “História de Tatuí: Brasão” e ações do projeto “Abrace Tatuí”. E, na Biblioteca Municipal, com início às 19h, acontecerá bate-papo com o escritor do módulo adulto, Evandro Affonso Ferreira, dentro do programa Viagem Literária.