O saxofonista do Conservatório de Tatuí, Erik Heimann Pais, seguirá representando o Brasil na Aliança Latino-Americana de Saxofonistas. Ele foi reeleito durante o quarto congresso da entidade, realizado em Cali, na Colômbia, entre os dias 26 e 30 de junho, e integrará o comitê até o ano de 2021.
A reunião aconteceu em paralelo ao Festival Internacional de Saxofón Bellas Artes Cali, no qual Pais foi um dos solistas convidados. O músico fez solo de saxofone no dia 28 de junho, durante o “Concierto Grandes Solistas”, com a Banda Departamental del Valle del Cauca, na Sala Beethoven.
Pais é assessor artístico do Conservatório de Tatuí e um dos representantes do evento. O congresso já teve uma edição realizada em Tatuí, a segunda, em 2014, durante o 6o Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí.
O músico aperfeiçoou-se sob a orientação de Dale Underwood (Estados Unidos) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”.
Atualmente, é mestrando na Unicamp (Universidade de Campinas), desenvolvendo pesquisa sobre “O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil”.
Foi premiado em vários concursos nacionais, e atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997. Durante o período de atuação, teve a oportunidade de trabalhar sob a regência de maestros nacionais e internacionais.
Como saxofonista da Orquestra de Sopros Brasileira, gravou nove CD’s e um DVD – este último, como solista. Organizou com Marcos Pedroso as seis edições do Encontro Internacional de Saxofonistas, que ocorrem desde 2004 no Conservatório de Tatuí, onde trabalhou como docente de saxofone clássico e coordenou a área de sopros.
Desde 2006, atua como consultor para a Yamaha Musical do Brasil, na qual integra o “Sopro Novo Bandas”. Com o projeto, percorreu 11 estados brasileiros, realizando workshops e recitais.
Em 2013, participou como artista convidado do I Congresso da Associação Latino-Americana de Saxofonistas em San José, Costa Rica. Na ocasião, foi eleito integrante do primeiro comitê da organização. Em 2014, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”.
Atualmente, está lançando o CD “Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil”, gravado em duo com sua esposa Miriam Braga com obras inéditas de câmara para saxofone e piano. Pais é clinician de saxofone da Yamaha Musical do Brasil.