Dia 28 de junho, a prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu, no paço municipal, o reitor da Uniso (Universidade de Sorocaba). O tatuiano Fernando de Sá Del Fiol esteve na Prefeitura para a assinatura de convênio que garante o apoio técnico e pedagógico da universidade.
A Uniso vai auxiliar o município no desenvolvimento do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Ele consiste em uma parceria para a educação de pessoas que não são alfabetizadas ou não concluíram o ensino fundamental.
Participaram da reunião o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, o vereador Miguel Lopes Cardoso Júnior e a secretária municipal da Educação, Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira.
Em nota à imprensa, a secretária afirmou que 270 pessoas já serão beneficiadas de imediato com o convênio. O Proeja será desenvolvido na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “João Florêncio”. As aulas começam no dia 27.
O programa atenderá jovens e adultos que buscam a alfabetização ou a conclusão do ensino fundamental (do primeiro ao nono ano). O material didático e a supervisão técnica serão fornecidos pela Uniso, sem custo para o município. A Prefeitura cederá professores e supervisor.
De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, as primeiras tratativas para a celebração do convênio ficaram a cargo do vereador. Cardoso Júnior teria ido “algumas vezes até a Uniso para buscar orientações técnicas”.
“Fico feliz porque nossos esforços deram certo. A universidade e a Prefeitura tiveram a disposição de formalizar este convênio”, disse, em nota, o parlamentar.
Já a prefeita afirmou que “a administração tem como prioridade melhorar a vida do cidadão”. Maria José disse que o Proeja contribuirá para esse cumprimento da meta, uma vez que atenderá “uma parcela da população que não pode estudar”.
“A Uniso será nossa grande parceira, e agradeço a disposição da universidade de nos apoiar neste momento”, destacou a prefeita.