Jair José Gonçalves começou em 1970 no Comercial de Ribeirão Preto-SP, era um centroavante habilidoso, pelas suas características, passou a jogar na meia, volante, na zaga e até nas laterais, era o denominado curinga.
Chegou em 1974 no Palmeiras, e foi a grande arma do treinador Oswaldo Brandão para ganhar o campeonato paulista daquele ano em cima do Corinthians.
Jair Gonçalves entrou na lateral direita com a função de armar o jogo bloqueando assim a principal jogada do treinador Sílvio Pirillo que apostava no ponteiro Adãozinho, foi dele o cruzamento que resultou no gol único de Ronaldo dando o título ao alviverde.
Jair jogou também entre outros, no Juventus e no Atlético Paranaense.
A foto da formação campeã, mostra em pé: Jair Gonçalves, Leão, Luís Pereira, Alfredo, Dudu e Zeca; agachados estão Edu, Leivinha, Ronaldo, Ademir da Guia e Nei.
Grandes momentos, grandes craques da história do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação com os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade