A empresa Rone Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Ltda. iniciou na manhã desta segunda-feira, 26, o içamento das vigas da ponte do Marapé. No total, 12 vigas serão instaladas para dar sustentação às lajes. Cada uma tem peso entre 12 e 15 toneladas.
Os trabalhos devem durar dois dias e integram a antepenúltima fase da construção da ligação. A penúltima fase terá início logo após o içamento das vigas e consiste na instalação das lajes.
As etapas seguintes (com projeto de revitalização e paisagismo) ficarão a cargo da Prefeitura. O Executivo pretende entregar, junto com o dispositivo, a galeria pluvial da avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, e o novo revestimento da avenida Vice-Prefeito Nelson Fiuza.
Também está prevista a remoção da antiga rotatória de acesso às duas vias para outro ponto.
Moradores, vereadores e autoridades, como o vice-prefeito Luiz Paulo Riberio da Silva acompanharam o início do içamento. O trabalho teve início a partir das 8h, exigindo intervenções da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Elektro, da Vivo e empresas que prestam serviços de internet via fibra ótica. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também estiveram no local para orientar os trabalhos quanto à segurança.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo não pôde acompanhar o início dos trabalhos, pela manhã. Conforme a assessoria do Executivo, ela viajou para São Paulo para assinatura de novo convênio.
Até a conclusão do içamento e da instalação das vigas, o trânsito continua interditado. O DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) manterá agentes no local nos próximos dois dias.
Eles atuam no desvio do fluxo de veículos que terão sentido único – em direção à rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127). O tráfego está interrompido no trecho que compreende a Itauto Veículos e a unidade do Habib’s até o posto de combustíveis perto da rotatória.