O Conservatório de Tatuí realiza a partir desta segunda-feira, 26, o 9o Prêmio de Incentivo à Música de Câmara. Serão sete dias de apresentações com entrada gratuita, incluindo a fase preliminar, semifinais e finais.
Segundo o equipamento de cultura, há cerca de 150 conjuntos inscritos, de duos a octetos. Além deles, participarão quatro grupos de câmara especialmente convidados. A coordenação é de Miriam Braga.
O prêmio é disputado nos níveis básico, intermediário e avançado. A fase preliminar acontece entre os dias 26 e 30 deste mês, segunda até sexta-feira.
Essas apresentações acontecem diariamente às 9h, 11h, 14h e 16h no Salão “Villa-Lobos”. Na primeira rodada, o júri será composto por professores da área de música de câmara do Conservatório de Tatuí.
No sábado, 1o de julho, acontecerão as semifinais, no teatro “Procópio Ferreira”. Haverá apresentações às 9h (nível básico), às 11h (intermediário) e às 14h (avançado).
Já as finais também serão no Procópio Ferreira, no domingo, 2, em horários semelhantes: 9h (nível básico), às 11h (intermediário) e às 15h (avançado). Às 19h está programada apresentação de um convidado surpresa e a divulgação dos vencedores. As finais e semifinais terão jurados convidados.
Segundo Miriam, a principal premiação aos vencedores será a oportunidade de integrar a programação artística do Conservatório na temporada de 2018.
“Vários grupos que venceram o Prêmio de Incentivo em 2016 estão brilhando agora, em 2017, na programação oficial da escola”, comenta a coordenadora.
Convidados especiais
A participação de convidados especiais terá início nesta segunda-feira, 26, com o Duo Ávila & Magalhães, formado pelos pianistas Andrea Nesi D’Ávila e Jonas Magalhães, do Rio de Janeiro. Eles se apresentarão às 19h no Salão “Villa-Lobos”. No repertório, a obra “Rapsódia Húngara N° 2”, de Franz Liszt.
O Quarteto Apollo, composto por Samuel Takehara (1º violino), Heitor Moizes Salesse (2º violino), Leonardo dos Santos (viola) e Alester Macleuz (violoncelo), será o convidado especial na terça-feira, 27, às 19h, também no Salão Villa-Lobos.
Além de músicas de Wolfgang Amadeus Mozart e Osvaldo Lacerda, o grupo de alunos do Conservatório tocará “Kol Nidrei – Op. 47”, de Max Bruch com adaptação de Edson Lopes. A obra terá solo de violoncelo da professora Elen Ramos Pires e participação especial da harpista Giovana Sanches Martins.
Na quarta-feira, 28, será a vez do Duo Favoriti, das professoras violonistas Patrícia Nogueira e Dagma Aid. Às 19h, no Salão Villa-Lobos, elas tocarão obras de Edson Lopes, Geraldo Ribeiro e Jair de Paula, três professores do Conservatório, sendo o terceiro já falecido. Além deles, obras de Zequinha de Abreu, Wolfgang Amadeus Mozart, Piotr Ilitch Tchaikovsky, entre outros.
No domingo, em meio às finais, às 14h, acontecerá a apresentação do Duo Qualquer Nota, formado pelos trompetistas Fernando Palloni e Wender Campi. O repertório terá obras de compositores como Allen Vizzutti e Otto Nicolai e ainda composições próprias dos integrantes do duo: “Bipolar”, “Duo Nº 1”, “Fantasia Cromática” e “Duo Nº 2”.