A prefeita Maria José Vieira de Camargo, presidente da FABH-SMT (Fundação Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba e Médio Tietê), participou, no dia 5, de solenidade de soltura de dez mil alevinos no rio Sorocaba, no município de Laranjal Paulista.
O evento contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que realizou balanço dos resultados dos investimentos nos últimos seis anos para a melhoria de 42 rios e córregos da região do Médio Tietê.
“Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente com três importantes iniciativas. A primeira é tratar o esgoto e despoluir os nossos rios”, declarou Alckmin.
“Nós entregamos 27 estações novas e quatro estão em obras. 31 estações de esgoto só aqui na região de Sorocaba e do Médio Tiete. Em todo o Estado, 113 estações de tratamento”, acrescentou.
“A segunda medida é a mata ciliar. Nós precisamos recompor as matas nas beiras dos rios e proteger as nascentes. Nossa meta é (plantar) 8 milhões de mudas nativas. Só aqui na região, a Sabesp plantou 90 mil”, explicou.
Entre 2011 e 2017, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto “in natura” em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê.
Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população, conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura.
No evento, foram pontuados três investimentos da Sabesp em Tatuí. São ETEs (estações de tratamento de esgoto) no bairro Inocoop, próximo ao Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), e chamada ETE Bassi.
O investimento somou R$ 7 milhões, com 2,4 toneladas de cargas orgânicas removidas e tratadas por ano, beneficiando o rio Tatuí e o córrego Matadouro Velho.
Na região do Médio Tietê, a meta é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.