Agendada para os dias 21, 22 e 23 de julho, a Feira do Doce será a primeira ação de Tatuí como município de interesse turístico. A “estreia” terá a criação de um circuito turístico, projeto que está sendo discutido pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.
“Estamos em estudos, mas queremos implantar, neste ano ainda, algo experimental”, antecipou. A ideia é reunir um grupo de visitantes da feira – de cidades da região, outros Estados e até de outros países – para realizar um passeio pela cidade.
“Queremos transportar esse pessoal que virá à feira para alguns pontos turísticos do município”, contou o secretário.
De acordo com ele, existe a possibilidade de parte do passeio contar com guia turístico. A proposta em estágio inicial pretende avaliar o potencial da feira como atrativo. Também possibilitar ao poder público e empresários a obtenção de informações que permitam melhorar os serviços a serem oferecidos.
Sinisgalli disse que, com a avaliação, a Prefeitura e os demais órgãos envolvidos terão condições de avaliar quais mudanças precisam ser feitas. “Precisamos disto para ter um norte de como serão nossas próximas atitudes”, adiantou.
Com o circuito, o secretário quer fortalecer o chamado turismo receptivo. Para tanto, deve discutir com todos os setores envolvidos as ações de melhoria dos serviços.
Mais da metade dos projetos, entretanto, deve priorizar a infraestrutura do município. Segundo Cassiano, 80% dos recursos a serem recebidos pela Prefeitura devem ser aplicados na melhoria de ruas e avenidas, praças e áreas de lazer. O restante precisa ser utilizado para ações de divulgação turística.
“É importante que possamos vender a cidade e, para isso, é preciso que tenhamos os pontos turísticos em ordem, com todo o material gráfico. Queremos fazer um trabalho muito focado nisso, nos pontos existentes”, adiantou.
Conforme o secretário, algumas experiências locais devem servir de exemplo. Entre elas, a do Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil. “Temos de vender Tatuí para quem vem para cá. Atrair para os nossos pontos turísticos, como o Museu ‘Paulo Setúbal’ e o Conservatório”, acrescentou.
Outro modelo é o guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, publicado pelo jornal O Progresso. O segundo volume estará em circulação ainda neste mês e, segundo Sinisgalli, servirá de modelo para que a Prefeitura crie material próprio.
“A iniciativa do jornal é muito importante para Tatuí. Nós estamos apoiando o impresso e até pedimos para que seja lançado antes da Feira do Doce”, comentou.
Na avaliação do secretário, as ações futuras podem garantir mais renda ao município. “Acho que vai movimentar muito o comércio, o emprego em geral. O turismo exige pessoas, não tem máquina para fazer o turismo, são pessoas. Então, acreditamos muito que a cidade inteira vai ganhar com o MIT”, avaliou.
Focando no potencial turístico, Sinisgalli antecipou que a Prefeitura já estuda novos projetos. Entre eles, um festival gastronômico, ainda sem nome e data definidos.