A segunda-feira, 5, será especial para um grupo de jovens que residem nos Jardins Novo Horizonte e Santa Rita de Cássia. Na data, o projeto desenvolvido por eles comemora quatro anos de produções. Trata-se da “Chácara Queto”, uma iniciativa inspirada no Sítio do Pica Pau Amarelo, obra do escritor José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido como Monteiro Lobato.
“Este trabalho vem sendo bem visto pelas pessoas que nos acompanham pela internet durante esses quatro anos”, contou o responsável pela iniciativa, Sérgio Augusto Ribeiro. Ele criou, com ajuda de amigos, a S. R. Produções, uma espécie de produtora mirim – e sem finalidade lucrativa, pelo menos por enquanto – responsável por gravações de clipes e de seriados próprios.
Por meio dela, Sérgio Augusto mobiliza crianças e jovens dos dois bairros rurais a participarem de atividades variadas, todas relacionadas a vídeo. O grupo de Tatuí já integrou – por iniciativa local – campanhas nacionais, como o Teleton. Também venceu concursos para exibições de clipes nas telas de cinema por todo o país no início dos filmes Carrossel (1 e 2) em 2015 e 2016.
Em comemoração aos quatro anos, o grupo recebeu convite para integrar o desfile cívico de 11 de agosto. Esta será a primeira vez dos integrantes do projeto no evento. Segundo antecipou o diretor, todos os membros do grupo participarão.
Para desenvolver o projeto, Sérgio Augusto conta com colaboração de voluntários. Em especial, ele citou a contribuição de Rosana Nochele Pontes. A empresária cede lanches, refrigerantes e doces para as crianças no período das gravações. “O apoio dela é muito importante para nós”, comentou.
Como o próprio nome do trabalho principal dos jovens sugere, Chácara Queto é rodado na propriedade da família de Sérgio Augusto, uma chácara no Novo Horizonte. Entretanto, as filmagens se dão em diversos pontos do município. A equipe fez registros, inclusive, em Taubaté e viajou ao Rio de Janeiro.
Também estiveram em Angatuba, cidade natal do diretor do projeto, em 2013, ano de lançamento do primeiro filme. Chácara Queto tornou-se – resguardadas as proporções – uma marca registrada dos jovens, dando origem até mesmo a seriados, com dez minutos. Os conteúdos são postados no YouTube.
Em maio de 2015, a série ganhou nova temporada, com capítulo especial de 45 minutos. Na sequência, Sérgio Augusto estendeu o projeto, dando vida a um filme. O vídeo estreou em janeiro de 2016, no site de postagem de vídeos. No mesmo ano, ganhou uma segunda, uma terceira e uma quarta versão.
Neste ano, os jovens estrelaram outros três filmes em digital, sendo o último apresentado em maio. O próximo filme está programado para novembro, por conta da nova mudança da dinâmica das filmagens. Desde o ano passado, Sérgio Augusto mudou-se com a família para Angatuba. O diretor vem uma vez por mês a cidade para gravar os clipes e trechos do longa caseiro.
Em Angatuba, o jovem desenvolve um musical, especial aos quatro anos do projeto.