O governador Geraldo Alckmin sanciona, às 15h desta quarta-feira, 31, lei que institui Tatuí como MIT (Município de Interesse Turístico). A solenidade terá presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e autoridades do município.
O evento acontece na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), reunindo representantes de outras 19 cidades. Na ocasião, Alckmin sancionará duas leis, uma elevando Tatuí e mais 13 cidades – as primeiras que tiveram o pleito aprovado pelos deputados estaduais – e outra incluindo seis municípios.
Segundo o secretário estadual do Turismo, Laércio Benko, até o final deste ano, outras 120 cidades devem receber o título de MIT. Com isso, cada uma delas pode receber, anualmente, R$ 550 mil para investimentos em obras destinadas ao setor de turismo.
Além de Tatuí, serão contempladas com recursos adicionais para o turismo: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí.
O Estado de São Paulo possui 70 cidades com o título de estâncias, voltadas diretamente ao turismo. A estimativa do governo é de que, até o final deste ano, com a aprovação de todos os 140 MITs, como prevê a lei, o Estado tenha quase um terço dos seus municípios voltados ao setor de turismo.
Em nota, o governo destaca que o turismo movimenta até 56 setores da economia, gera um milhão de empregos diretos e dois milhões indiretos.
De modo a estimulá-lo, o Estado promove política de fomento, por meio da destinação de recursos, através do Fundo de Melhoria das Estâncias, gerido pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).
Entre 2011 e 2016, o governo paulista investiu quase R$ 1,2 bilhão em 1.461 convênios. A cifra foi destinada para obras e ações de interesse turístico.