Cento e dez crianças e jovens atendidos pelo Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade) participaram de atividade diferenciada na manhã do sábado, 13. Na data, os assistidos pelo projeto “Caminhar”, voltado a estudantes, realizaram apresentações de dança e musicais para um público que unificou famílias, funcionários do centro e autoridades cívicas e religiosas.
As performances integraram cerimônia de inauguração da cobertura da quadra poliesportiva da entidade. O espaço passou a ser utilizado, inicialmente pelos estudantes, sem a estrutura composta por grades e telhado.
“Hoje, nós estamos concluindo a construção da cobertura. Como não tínhamos feito a inauguração da quadra, aproveitamos para um evento global”, declarou a O Progresso o presidente da entidade, Juvenal Marques Rodrigues.
De acordo com ele, a entidade começou o trabalho de construção da cobertura para atender a uma demanda e após verificar as necessidades dos estudantes.
O presidente explicou que a equipe de profissionais acabava subutilizando o espaço por conta das altas temperaturas ocorridas no verão e também devido às chuvas e temporais nos meses sazonais, por não dispor de proteção.
“Não havia condições de trazermos as crianças para cá com as temperaturas de 35ºC e 36ºC. Daí, vimos a necessidade e fizemos a cobertura. O conjunto, agora, está completo. Ficou ótimo e perfeito, e é uma alegria para todos”, comentou.
A quadra é resultado de intervenções realizadas pelo Cosc desde dezembro de 2014. Já a cobertura, teve início em dezembro do ano passado. A entidade concluiu a obra no mês passado, inaugurando-a na semana passada.
Para realizar a melhoria, a entidade utilizou recursos disponíveis e contou com a colaboração da sociedade. Rodrigues destacou que o Cosc sempre buscou apoio da comunidade.
Entretanto, a instituição dispunha de uma reserva oriunda da venda de um imóvel na região central (que atendia ao Cartório Eleitoral da comarca). “Tudo isso permitiu a construção da estrutura”, informou.
Embora procure aproveitar melhor os recursos disponíveis em caixa, Rodrigues enfatizou que o centro “sempre necessita e recebe apoio da comunidade”.
Com a estrutura, a instituição programa ampliar o número e o tipo de atividades desenvolvidas no espaço. Até este ano, os assistidos ocupavam o espaço para atividades como futebol e basquetebol. Um dos projetos é a criação de uma escolinha de basquete. Os demais devem ser formatados nos próximos meses.
“Temos a intenção de desenvolver muitas outras ações aqui. Como agora temos estrutura, podemos realizar não só o futebol, mas temos condição de promover o vôlei, o basquete e o handebol. O responsável pela parte esportiva já está procurando novas atividades com as crianças”, emendou o presidente.
Embora projetada para as atividades físicas, a quadra também passará a sediar ações “de outra natureza”. É o caso de reuniões socioeducativas e encontros com pais, responsáveis e familiares das crianças atendidas pela instituição.
A estimativa do presidente é de que todos os 110 crianças e jovens atendidos possam frequentar o espaço, seja qual for a atividade proposta. Os alunos realizam cursos variados no contraturno escolar. “Quem estuda pela manhã, faz cursos aqui à tarde e vice-versa. Aliás, para participar, é preciso estar na escola”.
Anfitrião do evento, Marques compôs a lista de autoridades participantes da cerimônia. Acompanharam-na os secretários municipais Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira (Educação) e Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo), o vereador Daniel de Almeida Rezende e a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
O pastor Paulo Sérgio Clemente Silva, da 1a Igreja Batista em Tatuí, ficou encarregado das bênçãos. Em discurso, o religioso disse ter ficado lisonjeado com o convite para a inauguração do espaço, em função da ligação dele com o esporte.
Há 15 anos trabalhando em Tatuí, Silva trocou a carreira de jogador de futebol pela missão eclesiástica. O pastor tomou a decisão de deixar os gramados aos 16 anos, depois de receber “um chamado de Deus”. Na época, fazia parte do elenco do Atlético Paranaense.
“Por tudo isso, fico feliz pelo convite. Mais ainda por ver as crianças e famílias pela ocasião desse espaço que vai proporcionar alegria e a realização para o coração das crianças”, disse o religioso.
Silva falou que o Cosc investe na região há anos. Mencionou, ainda, que a entidade tem a missão de fazer cumprir “a vontade de Deus”. “As crianças nasceram para brilhar, e todo o trabalho desenvolvido pelo Cosc, empenho e dedicação dos monitores, é para que elas voltem a brilhar, como Deus as criou”, acrescentou.
Fundado em 1963, o Cosc é resultado de trabalho idealizado pelo deputado Orlando Iazzetti com apoio de “um grupo de pessoas preocupadas em minimizar os problemas sociais de Tatuí”. Na época, a instituição focou no trabalho assistencial, com doação de cestas básicas e remédios a famílias carentes.
A partir de 2004, o então Conselho Social da Comunidade – como era denominado – mudou o panorama. Passou a atender, especificamente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e seus familiares.
O objetivo é “promover o desenvolvimento social e pessoal e o fortalecimento de vínculos familiares em um ambiente humano e por meio de vivência prática”.
Na solenidade, o representante da Câmara Municipal citou o esforço realizado pelo presidente do Cosc. Rezende afirmou que a obra inaugurada pela instituição – viabilizada por meio do esforço de Marques, voluntários e equipe – tem grande importância para os jovens.
“Espero que eles façam desse local uma extensão da casa deles. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.
Convidado a falar, Gonzaga mencionou o trabalho da instituição e a colaboração da mãe dele para a continuidade do Cosc. A professora Mirta Leda Vieira da Cunha, falecida em 8 de maio de 2016, trabalhou como presidente da instituição. “Com orgulho, digo que minha mãe presidiu e deu contribuição”, iniciou.
O secretário afirmou que, em função do momento de recessão que o país e a cidade atravessam, o fato de Tatuí “ter uma entidade preocupada com a formação de crianças e jovens é, indiscutivelmente, razão de esperança”. Gonzaga ainda parabenizou o presidente do Cosc pela iniciativa, a diretoria e os colaboradores.
Maria José também destacou as atividades realizadas pelo centro. Conforme a prefeita, a colaboração da instituição para o fortalecimento e o desenvolvimento social das pessoas “é importantíssima para o município”. “O que vimos aqui, hoje, é um dia único”, declarou.
Para ela, a quadra entregue em sua totalidade poderá representar, para os jovens, momentos de convivência. Ao possibilitar novas práticas de atividades esportivas, Maria José enfatizou que a quadra coberta vai melhorar a convivência entre os assistidos e contribuir para a formação e o fortalecimento de “laços e de valores”.
“Daqui, sairão grandes amigos e bons cidadãos”, apontou. Ainda conforme a prefeita, a quadra poderá servir não só como fonte de “revelação de novos talentos”, mas de reflexão e formação de cidadãos.
Ela argumentou que, nas partidas a serem sediadas no espaço, as crianças poderão ganhar e perder e, com isso, fortalecerem o sentimento de companheirismo.
Exemplo vivo
Ainda na solenidade, o presidente do Cosc mencionou, como exemplo, a história do professor de informática Murilo Henrique. Marques contou que o jovem entrara como aprendiz em 2006. “Chegou ainda pequeno e, como a maioria das crianças, com a autoestima baixa e se achando inferior a todos”, relatou.
Com apoio das educadoras e a fundamentação das atividades socioeducativas, ele avançou nos estudos. Voltou em 2014 para a instituição na função de educador.
“Ele está devolvendo tudo aquilo que recebeu quando participou como educando. Para nós, é exemplo vivo do resultado do nosso trabalho de acolhimento que transforma cidadãos”, finalizou.
Ao final da cerimônia, as crianças realizaram sequência de apresentações artísticas. Elas incluíram dois números de dança e duas canções feitas pelo coral da instituição.
Na sequência, os alunos realizaram entrega de presentes – produzidos por eles nas aulas de artesanato e oficinas – para as mulheres que acompanharam o evento em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo, 14.