Mais
    Início Cultura Camerata de Violões apresentará concerto em ‘formações variadas’

    Camerata de Violões apresentará concerto em ‘formações variadas’

    Grupo coordenado por Edson Lopes sobe ao palco de teatro no dia 4

    Apresentação da Camerata de Violões acontece na próxima quinta-feira, a partir das 20h, no Procópio Ferreira

    A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí realiza concerto com diferentes formações na próxima quinta-feira, 4 de maio. O conjunto coordenado por Edson Lopes abrirá os trabalhos com um duo de violonistas, seguindo com um trio e um quarteto e encerrando com a formação completa. A apresentação acontece às 20h no teatro “Procópio Ferreira”.

    Conforme o coordenador, essa será uma experiência inédita para a Camerata de Violões. “A ideia é começar com o duo e ir preenchendo o palco ao longo da apresentação. Acredito que será algo bem interessante em termos de performance”, comentou Lopes em nota enviada à imprensa pela instituição.

    A abertura do concerto estará a cargo do Brasilis Guitar Duo, formado pelo próprio coordenador da Camerata e por Guilherme Sparrapan, também integrante. O duo criado em 2016 apresentará uma obra de Johann Sebastian Bach: “Tocata e Fuga em ré menor, BWV 565”, com arranjos do coordenador.

    A formação seguinte será com o Trio Edrion, integrado pelos músicos Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion. Eles tocarão “Tres Canciones Populares Mexicanas”, de Manuel Ponce e com arranjo do coordenador da camerata.

    No quarteto, o violonista Guilherme Sparrapan se junta ao trio para tocar “Desprezado”, obra de Pixinguinha com arranjos de Ricardo Grion; e “La Vida Breve”, de Manuel de Falla e que tem arranjos do coordenador do grupo musical.

    Na segunda parte do concerto, com a formação completa, a Camerata de Violões tocará “Concerto em ré maior”, de Antonio Vivaldi, com arranjos de Lopes. A obra tem três movimentos e em cada um haverá um solista: Carlos Eduardo de Souza Barbosa (Allegro); Karina Bertrameli de Azevedo (Largo); e Rafael Vieira Santos (Allegro).

    As últimas obras do concerto serão todas de Pixinguinha: o choro “Passa Tempo”; “Lamentos” (arranjos de Jair Teodoro de Paula); e a polca “O gato e o canário”.

    O evento tem entrada a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada) e que pode ser retirada na bilheteria do teatro. O endereço é a rua São Bento, 415, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3205-8464.