O governador Geraldo Alckmin aproveitou a visita a Tatuí para anunciar um novo delegado para a Delegacia da Polícia Civil local. Carlos Augusto Palumbo Del Gallo se desligou do 66º Distrito Policial do bairro Aricanduva, em São Paulo, e passará a integrar a equipe tatuiana a partir do dia 3 de maio.
O delegado é de terceira classe, estava lotado na Delegacia Geral de Polícia e designado na unidade do Aricanduva. Ele já teve passagens pelo Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital).
Del Gallo vem para substituir um posto de delegado que está vago desde a saída do ex-titular Francisco José Ferreira de Castilho. Com a ascensão de Emanuel dos Santos Françani à titularidade, abriu-se uma vaga na delegacia local.
O anúncio do governador aconteceu durante a inauguração de via marginal na rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127). O dispositivo dará acesso à unidade fabril da Noma. Segundo Alckmin, a nomeação foi tornada pública no “Diário Oficial” do Estado.
“Na semana que vem a cidade ganhará mais um delegado. Ao todo, são 1.118 policiais civis e agentes da polícia técnica científica, 74 delegados, 321 investigadores, 527 escrivães, 57 médicos legistas, 62 peritos criminais, 62 oficiais administrativos e 16 técnicos de laboratório”, declarou, durante entrevista coletiva.
Além do delegado que vem para compor a equipe local da Polícia Civil, o governo estadual designou um investigador e um escrivão para a cidade.
Eles entrarão na vaga de profissionais que deixaram Tatuí rumo a Itapetininga. O “saldo” de pessoal na cidade permanecerá igual, apesar das contratações.
Segundo o delegado titular, ao todo, a Polícia Civil tem 36 agentes na cidade, sem contar os servidores cedidos pela Prefeitura, que passam dos 20. Quatro dos policiais trabalham na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
Após a posse do novo delegado, serão discutidas as atribuições na Polícia Civil tatuiana. Françani antecipou que Del Gallo colaborará nas investigações de crimes.
“É um reforço para a nossa equipe. Temos um extenso trabalho administrativo, temos que secretariar e presidir os inquéritos, e a vinda dele nos ajudará no serviço”, declarou.
Nesta semana, o novo delegado, que é tatuiano, está em São Paulo resolvendo trâmites burocráticos acerca do desligamento dele do 66º DP.
Apesar da vinda do novo membro, o titular mostrou preocupação com a aposentadoria de outros três delegados: Paulo Cezar Tolentino, Hélio Momberg e José Luiz Silveira Teixeira, que estão para deixar o quadro da Polícia Civil. “Pode acontecer (as aposentadorias) neste ano ou no ano que vem”.
Novos membros da Polícia Civil recém-formados pela Academia de Polícia vieram para a RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Os agentes passaram por curso com duração de 90 dias.
Na nova “leva” de policiais e investigadores, estará o agente policial Marcelo Christian Olivier. Após efetivar o concurso de investigador, ele passará por curso de formação na Academia de Polícia e poderá voltar à cidade, onde estava lotado no SIG (Setor de Investigações Gerais).
Mudança na DDM
Com a saída da delegada Sílvia Betti Albiero, a DDM ganhou novo responsável, de forma interina. O delegado Silvan Renosto, titular da Delegacia de Cerquilho, assumiu o posto de Sílvia no órgão dedicado aos direitos da mulher.