No concerto desta quarta-feira, 19, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí prestará homenagem ao professor, maestro, fagotista e compositor paulista George Olivier Toni. O músico morreu no dia 25 de março, aos 90 anos.
A instituição tatuiana prestará a homenagem por meio do maestro João Maurício Galindo. Ele regerá uma obra para orquestra de cordas do compositor com a Orquestra Sinfônica e fará referência a Olivier Toni no início do concerto.
Professor de diversos artistas renomados, Olivier Toni também fez carreira como instrumentista. Ele tocou fagote na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e participou da criação de importantes conjuntos, como a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo.
Também foi o fundador da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Departamento de Música na Escola de Comunicação e Arte da USP (Universidade de São Paulo). Nesta última instituição, foi o responsável pela criação da Orquestra de Câmara (ORCAM), em 1995.
Como pesquisador e intérprete, Oliver Toni dedicou-se à edição e à divulgação de compositores brasileiros do período colonial e de autores nacionais contemporâneos. Compositor ativo, escreveu obras para canto, instrumentos solistas, coro e orquestra, muitas delas premiadas e executadas em festivais dedicados à música contemporânea.
Em 2016, sua última obra, “Navio Negreiro”, tematizava o consagrado poema de Castro Alves.