Trabalhadores lotam CEF no primeiro dia de antecipação

Banco montou esquema especial de atendimento no sábado passado

Trabalhadores lotaram as agências locais da CEF (Caixa Econômica Federal) e lotéricas no sábado, 8, em busca da liberação de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

    Alguns dos beneficiários madrugaram nas filas, como a registrada na agência 0359 da Caixa, na rua Juvenal de Campos, 642, no centro. O banco abriu para atendimento especial em antecipação ao calendário do governo federal.

    Funcionou no período das 9h até às 15h, quando recebeu trabalhadores autorizados para requerer o saque pelo “segundo lote”. As liberações começaram no dia 10 de março, ocasião na qual puderam requerer os valores do FGTS retidos em contas inativas os nascidos entre janeiro e fevereiro.

    Neste mês, estão autorizados a procurar a liberação os trabalhadores nascidos em março, abril e maio. Só poderá sacar quem pediu demissão ou teve o contrato de trabalho finalizado por justa causa até dia 31 de dezembro de 2015.

    Este é o caso de Eduardo Batista, que precisou aguardar por mais de três horas para conseguir liberar o recurso. O trabalhador preenchia os requisitos necessários para sacar o fundo. Batista possuía conta inativa com saldo.

    No mês passado, ele havia feito o levantamento do valor a sacar e conferido a documentação. Batista procurou a agência, no sábado, para antecipar a operação. “Faço aniversário em maio e, quando soube que a agência iria abrir neste sábado, vim para liberar o mais rápido possível”, contou.

    O trabalhador vai utilizar o dinheiro extra para consertar o veículo da família. Batista possui um Fusca que está com problema. “Preciso trocar a caixa de direção, que está ruim. O dinheiro vai dar uma aliviada, porque, do salário, estava difícil tirar. Além disso, vai sobrar um pouco”.

    Juliana Caetano também tinha planos para o dinheiro prestes a ser sacado em caixa eletrônico. A jovem pretende aplicar todo o valor para pagamento de dívidas. “Vai dar uma boa ajuda, aliviar as contas. Vale o sacrifício”, descreveu.

    Acompanhada de amigos, Juliana também precisou aguardar por mais de três horas para ser atendida. A jovem “ingressou” na fila às 9h e às 11h ainda estava na metade.

    O tempo de espera por atendimento fora da agência variou (alguns dos trabalhadores ouvidos pela reportagem relataram que pernoitaram no local). Contaram que a fila dobrou o quarteirão. Entretanto, dentro do banco, o tempo de permanência médio foi de 20 minutos para a liberação.

    O gerente Nilton Cárdenas explicou que o movimento é sempre maior no primeiro dia de atendimento – neste caso, o sábado no qual houve a antecipação. “A data inicial do segundo calendário é a segunda-feira, mas nós nos adiantamos para este sábado, para podermos adiantar os processos”, comentou.

    Cárdenas mencionou que o sistema bancário permite a abertura das movimentações de modo antecipado por conta das datas. É por isso que, por exemplo, as contas com datas de vencimento em final de semana são cobradas no próximo dia útil (segunda-feira) sem a incidência de juros e multas.

    O gerente acrescentou que o banco adiantara o processo para facilitar a vida dos trabalhadores. Grande parte dos que compareceram às agências da cidade e lotéricas já tinha a documentação em ordem e havia feito o levantamento do valor a ser sacado. Por isso, a liberação pôde ser feita nos terminais eletrônicos.

    No sábado, as agências funcionaram por seis horas para a liberação, com autoatendimento até às 22h. Quem compareceu às unidades do banco da cidade ainda recebeu orientações por meio da chamada “recepção qualificada”.

    “É uma conversa que nós mantemos com os clientes para podermos direcioná-los para os canais corretos, porque nós temos vários canais de atendimento”, explicou o gerente.

    Ao todo, 18 funcionários da agência da rua Juvenal de Campos trabalharam na antecipação dos saques. Cárdenas informou que a equipe prestara atendimentos para correntistas e não correntistas da agência. “O tratamento é o mesmo. Nós priorizamos antecipar para a comodidade dos trabalhadores”, frisou.

    Quem não compareceu no sábado e está dentro do grupo de pessoas com direito à antecipação pode se dirigir até uma unidade para fazer a requisição do saque. O movimento nos próximos dias, conforme o gerente, será menor.

    Cárdenas citou que a tendência é as pessoas buscarem o benefício logo no começo. “No início do ano, pelo menos dois terços dos saques ocorreram no dia 10 de março, uma sexta-feira. Nos demais dias, o movimento foi tranquilo”.

    O calendário com as datas para comparecimento e os requisitos para solicitação do benefício podem ser consultados pela internet, em www.caixa.gov.br.