Repetindo o feito do ano passado, a equipe Raji, de Tatuí, participará do Brasil Ride 24h. O evento acontece em Botucatu, neste fim de semana. A disputa tem início neste sábado e se prorroga até o domingo.
Conforme a equipe, a grande diferença entre a participação anterior e esta nova é que os ciclistas locais disputarão em dois quartetos. Um deles competirá por medalhas na categoria “open” (voltada para atletas com até 39 anos de idade); o outro, integrará atletas na “máster” (para ciclistas acima de 40 anos).
Para se preparar para o evento, os representantes do município realizaram treinos. Eles percorreram circuito fechado “em meio à mata”, conhecido como Cross Country Castanheiro, ou C3 Castanheiro. O trajeto fica no Centro Hípico de Tatuí, possui 4,7 quilômetros de extensão e pode “ficar maior”.
Segundo a equipe, mesmo não terminado, o circuito representa um incentivo inédito para os ciclistas. Isso porque, no espaço, os atletas locais ganharam uma “nova opção”. Até então, eles só tinham a chance de andar em rodovias ou estradas rurais quando desejavam se preparar para eventos mais específicos. A inauguração do C3 Castanheiro está prevista para o mês de abril.
Em nota enviada à imprensa, os membros da equipe informaram que o Brasil Ride foi eleito, pela quinta vez, como “melhor evento de MTB (mountain bike) do Brasil”. A versão 24 horas da competição tem como destaque, além do tempo de duração, o nível de estrutura para receber os competidores.
Neste ano, o evento recebeu perto de 300 inscrições. Os atletas precisam completar o maior número de voltas no circuito entre este sábado e o domingo.
Em caso de empate no número de voltas, o critério para eleger o vencedor será o de menor tempo. Ganha o ciclista que terminar na frente, isto é, chegar primeiro.
Os quartetos funcionam no sistema de revezamento, o que exigiu treinamento intensivo por parte dos oito integrantes da Raji. A competição tem 11,6 quilômetros, com altimetria acumulada de 313 metros. O circuito é técnico, pois contempla pastos, plantações de eucaliptos, riachos e uma “subida difícil”.
Na categoria “open”, a cidade será representada por Gabriel Henrique de Aquino, Josiel Nespoli da Silva, Ricardo Augusto Camargo e Thiago Rodrigues de Almeida. Integram o quarto da “máster”, os ciclistas Edmo Perandin Guimarães, Fabrício Fernandes, Rodrigo Eduardo Camargo e Sandro Rodrigues.
Os atletas farão os treinos de reconhecimento entre às 8h e 10h deste sábado. Até às 11h, a organização promoverá a entrega dos kits aos competidores. Os itens serão disponibilizados no Ginásio Municipal “Mário Covas”.
Às 11h30, a organização fará chamada das equipes e divulgará um resumo das regras da competição e do percurso. A largada está programada para as 12h, sendo realizada no estilo “Le Mans”, quando os atletas ficam alinhados de um lado e correm para pegar as bicicletas, deixadas no sentido oposto. O evento será finalizado às 12h do domingo, com premiação dos vencedores às 13h30.
Neste ano, para as competições, a Raji conta com suporte da Nesh Fotos e Vídeos, N&N Drones, Go Pro, Makyninha Bike Garage, Onda Morena, Ricardo Films, ACS Rotisserie, Climm, Nunes Bikes, Center Cão, Floricultura 4Centão, Skyna Auto Peças, Espaço Equilíbrio, C3 Castanheiro e Pro Tork.
O atleta Dionísio de Souza Neto, que é da cidade de Tatuí, disputará o evento por outra equipe. Ele está inscrito por Rio Claro, na categoria sexteto livre.