Mais
    Início Cultura Professor do CDMCC atuará como solista nos Estados Unidos

    Professor do CDMCC atuará como solista nos Estados Unidos

    Marco Antonio de Almeida Junior leciona aulas de eufônio em Tatuí

    O professor de eufônio do Conservatório de Tatuí, Marco Antonio de Almeida Junior, atuará como solista da Banda Sinfônica da Universidade de Minnesota, em Duluth, nos Estados Unidos. A apresentação acontecerá neste domingo, 9, sob a regência do maestro Mark Whitlock.

    Além de lecionar aulas de eufônio, Junior é regente da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí. O professor da instituição tatuiana recebe convite de participação no final do ano passado. A viagem dele foi confirmada no início de março.

    Junior é convidado especial no “Concerto da Primavera”, no qual fará solo em “Wilson Suíte”, de Robert W. Smith, e “The legend of spirit island”, de Philip Sparke.

    Além disso, ministrará uma masterclass sobre fundamentos técnicos e específicos do instrumento e conhecimento da literatura brasileira para música de câmara.

    Instrumentista, professor e regente, Junior afirmou, por meio de nota enviada à imprensa, ser “uma grande honra fazer parte do intercâmbio entre a Universidade de Minnesota e o Conservatório de Tatuí”. O músico acrescentou que “a oportunidade de tocar nos Estados Unidos é a realização de um sonho”.

    “Lá, temos grandes solistas e professores de eufônio. Agradeço ao maestro Withlock pelo convite e oportunidade de tocar ‘The legend of spirit island’”, disse. De acordo com o músico, a obra é comissionada pelo maestro para a Twin Ports Wind Orchestra em homenagem ao eufonista Dick Carlson.

    Bacharel em eufônio pela Famosp (Faculdade Mozarteum) e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí, Junior iniciou estudos aos 10 anos com o pai na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Participou de eventos e atividades sob orientação de professores, como: Steven Mead, Adam Frey e David Childs.

    Como músico convidado, atuou junto às orquestras sinfônicas de Campinas, Porto Alegre e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Banda Sinfônica da Universidade de Filosofia e Letras de Buenos Aires e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

    Em 2004, aos 15 anos, tornou-se finalista do 6o Prêmio Weril para Instrumentos de Sopros. Atualmente, integra os grupos: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na qual é chefe de naipe, e Banda Sinfônica de Nova Odessa.

    Junior é regente e professor de musicalização da Assembleia de Deus Plena Paz e regente titular da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.