A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” terá, pelo menos, dois novos projetos iniciados em 2017. O primeiro deles é o Clube do Livro que tem primeira atividade na tarde deste sábado, 25. Trata-se de um encontro destinado a todos os interessados por leitura e em bate-papos sobre textos literários.
O público pode comparecer ao espaço, localizado no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes, 12, no centro, às 16h. A roda de conversa será realizada até às 17h30, com participação do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o reverendo João Cesário Leonel Ferreira. Ele é docente do curso de letras de graduação e pós-graduação da instituição.
Para participar, é preciso fazer uma inscrição. Os membros do clube poderão incluir os nomes no primeiro encontro, na própria biblioteca. Mais informações sobre o projeto e os encontros são fornecidas pelo contato 3259-5647.
Também neste ano, mas a partir do mês que vem, a biblioteca abrigará o programa “Viagem Literária”. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, Tatuí está entre uma das 85 cidades do Estado selecionadas para a 10a edição da iniciativa.
O projeto é da Secretaria Estadual de Cultura e gerido pela SP Letras, integrando ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).
“Esse é o primeiro passo para realizarmos um projeto de incentivo à leitura, fomentado pela biblioteca. Precisamos reavivar em nossos cidadãos o interesse pelo uso dela e transformá-la num local para toda família”, afirmou Rogério Vianna, diretor do Departamento de Cultura, por meio de assessoria.
Segundo o Executivo, em Tatuí, o “Viagem Literária” auxiliará no trabalho de disseminação da leitura por meio de ações. Elas incluem a realização de dois bate-papos com escritores (literatura adulta e infantojuvenil), duas contações de histórias e oficinas de escrita criativa.
O início oficial das atividades está previsto para o dia 10 de abril com a realização do módulo inicial. A primeira atividade reunirá representantes de todas as cidades selecionadas, em encontro no auditório da Biblioteca de São Paulo.
A “Brigadeiro Jordão” se prepara para receber os módulos programados para os meses de maio, junho e agosto. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.