
O DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) planeja construir uma “minicidade” para educar crianças a como se comportarem no trânsito urbano. O projeto poderá ser feito em parceria com o Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura.
De acordo com o diretor do DMMU, Yustrich Azevedo Silva, a ideia é “embrionária” e depende de autorização da Prefeitura e da indicação de um terreno público onde poderá ser construída a minicidade.
O projeto consiste em instalar semáforos, faixas de pedestres e placas de sinalização vertical para ensinar às crianças como deve ser o comportamento no trânsito “real”. As aulas seriam acompanhadas por agentes de trânsito, que dariam orientações para os pequenos.
“O trânsito se sustenta em três pilares: a engenharia, a fiscalização e a educação. Nós queremos, com esse projeto, reforçar o caráter educativo e ensinar os futuros motoristas da cidade”, declarou o diretor.
“Estamos articulando uma parceria para podermos colocar isso em prática. Isso pode beneficiar crianças de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas. É algo que terá benefícios no futuro”, opinou.
O ex-presidente do Rotary Cidade Ternura, Rubens Leite de Paula, e o futuro presidente do clube de serviços, Antonio de Godoy Nogueira, afirmaram que, firmada a parceria, irão mobilizar os rotarianos para a arrecadação de donativos destinados à construção da minicidade.
“Queremos montar o projeto e correr atrás de recursos, trazendo o apoio dos rotarianos, assim como fizemos na construção do refeitório do Recanto do Bom Velhinho”, relembrou.
A ideia de colaborar na construção de uma minicidade voltada à educação para o trânsito foi dada por Nogueira. Quando morava em Guarulhos, na Grande São Paulo, ele conheceu um projeto similar, da prefeitura.
“Acho que, ensinando desde cedo as nossas crianças, podemos sentir o reflexo da educação até dentro de casa, com os pais. As crianças costumam comentar com os pais o que aprenderam de novo”, disse o futuro presidente.
Nogueira pretende levar um grupo de rotarianos até a cidade de Guarulhos para mostrar como pode ser feita a minicidade. A visita deve servir como meio de mobilização dos integrantes do clube de serviços.
“O pessoal de Guarulhos está disposto a nos ajudar nesse projeto. Vamos marcar um dia para visitarmos a minicidade e mostrarmos para os nossos companheiros a ideia de como seria a minicidade daqui”, planejou.