A partir do dia 27 de setembro, a transmissão do sinal analógico de televisão na região de Tatuí será desativada. Com a necessidade de instalação de antena externa para que os telespectadores continuem assistindo à programação dos canais abertos digitais, a Elektro orienta sobre os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante a implantação dos receptores de sinais e equipamentos similares.
Para a especialista em segurança Rosylania Santos, “todo cuidado é pouco durante estes procedimentos”. “Os acidentes acontecem porque as pessoas não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não”, alertou.
A Elektro orienta que o ideal é solicitar o serviço de um técnico especializado na área. “O profissional já está habituado às ações preventivas de segurança, e as chances de um acidente ocorrer serão bem menores”, ressaltou.
Entre as recomendações dadas pela companhia, está a instalação da antena em local distante da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de 3m da rede. O instalador deve certificar-se de que, mesmo em caso de queda da antena, ela não irá tocar ou aproximar-se da fiação.
Não é recomendada a utilização de materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos de PVC (policloreto de vinila), pois há riscos de perda de equilíbrio durante a instalação e consequente queda ou toque sobre a rede elétrica.
Também não é aconselhado o uso do cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica, pelo risco de choque elétrico.
Na ocorrência de chuvas, ventos e relâmpagos, a companhia adverte para os usuários não tentarem fazer a instalação da antena, já que será maior o risco de quedas e choques elétricos.
Também pede para que os clientes não encostem nem aproximem objetos na rede elétrica, pois isso pode causar graves acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127e 13,8 mil volts.