Servidores do Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente), da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, participaram da apresentação da edição 2017 do PMVA (Programa Município Verde Azul). O encontro aconteceu no Parque Estadual “Carlos Botelho”, no município de São Miguel Arcanjo.
Os responsáveis pelo programa em Tatuí, Ana Carolina Eleutério, José Vicente Alamino de Moura e Karina Camargo de Sousa, receberam orientações e esclarecimentos sobre dúvidas relativas às dez diretivas contempladas pelo programa.
O evento contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles, que explicou sobre a importância das questões ambientais no parâmetro municipal.
Salles também esclareceu o quanto das informações de todos os acontecimentos ambientais no âmbito municipal deve ser repassado ao Estado, para que medidas sejam tomadas visando ao melhor direcionamento de verbas.
O Programa Município Verde Azul consiste em medição e apoio à “eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios”.
Assim, visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas, “de forma a promover o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo”.
Os municípios bem colocados no “ranking” têm facilidades e prioridades no recolhimento de verbas do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).