Na segunda-feira, 6, a Prefeitura iniciou a primeira fase de recapeamento do asfalto das ruas e avenidas do município. Em nota enviada à imprensa na tarde de quarta-feira, 8, a prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou o começo dos trabalhos.
De acordo com ela, em um primeiro momento, o Executivo atenderá “os casos mais urgentes”. A Prefeitura está investindo, na etapa inicial, R$ 526 mil, dinheiro proveniente de recursos próprios do Orçamento.
O dinheiro será aplicado para tapar 539 buracos, conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
Entre eles, está a fissura da via municipal Benedito Faustino da Rosa, próximo à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no Jardim Wanderley. A rua foi o primeiro local a receber a manutenção de pavimentação.
Por meio da assessoria, a prefeita antecipou que a primeira fase do recapeamento irá durar, pelo menos, até o primeiro semestre deste ano. Conforme o Executivo, as obras de recuperação da malha viária tiveram o cronograma atrasado por conta de dois fatores, mencionados anteriormente pela prefeita.
Em entrevista coletiva, no dia 3, Maria José informou que as chuvas de janeiro e a “alta dívida da Prefeitura” com empreiteiras de pavimentação impediram o início imediato dos trabalhos.
No primeiro mês do ano, a assessoria do Executivo destacou o volume de chuvas. De acordo com o setor, o índice pluviométrico “superou em 46% a média anual para o mês”. Entretanto, a comunicação não divulgou os números do comparativo.
Além das chuvas, a Prefeitura divulgou ter dívida deixada pela administração anterior que passa de R$ 1,7 milhão com duas empresas que prestam serviços de pavimentação.
“Como ainda estamos no período de chuvas, até março, nosso cronograma pode vir a ser prejudicado. Mas, os pontos críticos, onde circulam mais veículos ou estão muito desgastados, serão os que terão a prioridade da administração”, declarou a prefeita, por meio da assessoria de comunicação.