W. Graziano é reeleito presidente do Comtur em 1º encontro do ano





O comerciante Wagner Eduardo Graziano foi reeleito, na tarde de terça-feira, 7, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). A escolha por aclamação aconteceu no primeiro encontro do ano entre os membros da entidade, iniciado às 17h.

O evento aconteceu no Centro Cultural Municipal, local no qual o órgão promove as reuniões mensais. Elas acontecem toda primeira quinta-feira de cada mês.

Graziano tomou posse após a deliberação entre os conselheiros. “Foi muito bom, porque isso (a eleição da diretoria por aclamação) mostra que o pessoal gostou do serviço que realizamos ao longo da nossa gestão”, disse o presidente.

Em entrevista concedida três dias após a posse, Graziano antecipou as metas da diretoria para o biênio 2017-2018. Entre elas, estão: a instituição de Tatuí como MIT (Município de Interesse Turístico), a edição 2017 do Selo Municipal de Qualidade Turística e a criação do Fundo Municipal de Turismo.

Para os próximos dois anos, Graziano tem o compromisso de dar continuidade às ações do conselho. Elas incluem projetos de curto, médio e longo prazo que serão desenvolvidos com apoio da diretoria formada pelo vice-presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, e o secretário João Carlos Vaz de Almeida.

“Nossa meta é dar continuidade a todo projeto iniciado e que teve aprovação dos conselheiros. Vamos seguir com o que está dando certo”, acrescentou.

Para isso, Graziano disse que o órgão continua recebendo apoio da administração. O presidente destacou o “bom relacionamento” dos membros do conselho com representantes da Prefeitura, especialmente com os responsáveis pelo Departamento Municipal de Turismo e pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a cargo de Cassiano Sinisgalli.

“Nosso relacionamento é extremamente positivo. O Comtur sempre foi um órgão que trabalhou em parceria com o departamento e os demais responsáveis”, disse. Graziano acrescentou, ainda, que o novo secretário (Sinisgalli) é bastante receptivo em relação às ideias e projetos que vêm do órgão.

Das ações já iniciadas, o conselho tem como destaque a instituição do Fundo Municipal do Turismo. Segundo o presidente, o órgão aguarda a aprovação da Câmara Municipal de anteprojeto prevendo a criação. “Ele (o Fundo Municipal de Turismo) é essencial para que Tatuí comece a receber verbas”, disse.

Não menos importante, está a “elevação” de Tatuí a município de interesse turístico. A classificação estadual está em fase de tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A proposta prevê recursos a serem aplicados no turismo que podem variar entre R$ 300 mil e R$ 600 mil por ano.

Juntamente com o fundo, o MIT pode alavancar o desenvolvimento do turismo em Tatuí. Até que isso aconteça, Graziano explicou que o Comtur vai realizar projetos pontuais, como é o caso do Selo Municipal de Qualidade Turística.

Trata-se de um projeto de longo prazo que visa melhorar o “aparelho turístico do município”. Compõem esse conjunto, restaurantes, hotéis, bares, agências de turismo e meios de transportes. “Tudo que esteja envolvido diretamente com o turismo será estimulado pelo selo”, argumentou.

A ideia do conselho é que, com projetos específicos, cada um dos setores do turismo possa “apresentar avanços”. Desta forma, o município poderá estar “mais bem preparado” para realizar ações mais efetivas quando da classificação do MIT, que representa a vinda de recursos em volumes maiores para o setor.

“Quando Tatuí começar a receber verbas, todo o aparelho turístico estará pronto e adaptado para receber os turistas. Para isto, faremos projetos de médio e longo prazo. É por esta razão que não temos projetos para amanhã, por exemplo”, alegou Graziano.

O presidente acrescentou, ainda, que apesar de estar iniciando os trabalhos do biênio, o conselho já está discutindo novas ideias. As propostas devem ser transformadas em projetos para serem submetidos ao crivo dos conselheiros nos próximos meses. O objetivo é beneficiar a “cadeia produtiva do turismo”.